MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de junho de 2016 DAAE

Monumento na Visconde marca despoluição de córrego

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (23) foi feita a inauguração do monumento alusivo a despoluição do Córrego da Servidão. A melhoria faz parte da universalização dos serviços de esgotamento sanitário no município e entrega das obras civis e o início da fase de testes operacionais da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Jardim Novo.

Como parte da programação foi instalada no canteiro central da Avenida Visconde do Rio Claro, em frente ao Espaço Livre e a Praça José Traina, uma chapa de aço com 2,10 metros de altura e 0,70 cm de largura, na cor azul, no centro um desenho de uma gota  que simboliza a água despoluída do Córrego da Servidão que passa sob a avenida.

O arquiteto Marcos Pisconti Machado foi o autor da concepção artística do marco, em conjunto com as equipes da Secretaria de Governo, Diretoria de Comunicação da Prefeitura e da Odebrecht Ambiental.

Em seu discurso, o prefeito Du Altimari destacou o pioneirismo de Rio Claro nos serviços de esgotamento sanitário. “As obras de implantação de 21 km de redes e coletores no Córrego da Servidão, além de despoluir o córrego em toda a área urbana, retirou o mau cheiro que exalava da Avenida Visconde e que por décadas incomodou moradores, comerciantes e motoristas ao longo dessa importante via”, concluiu o prefeito.

A vice-prefeita Olga Salomão lembrou que a obra de despoluição do Córrego da Servidão influencia diretamente na qualidade de vida da população de Rio Claro e também colabora para a sustentabilidade ambiental.

Para o superintendente do Daae, engenheiro Geraldo Gonçalves Pereira, a conclusão das obras mostram a importância dos investimentos feitos no meio ambiente que colocam o município em destaque no âmbito regional e também nacional.

O diretor da Odebrecht Ambiental, engenheiro Diógenes Lyra, lembrou que essa obra irá transformar o município em uma referência nacional na coleta e tratamento do esgoto. O engenheiro observou ainda que essa é a última etapa rumo a universalização do tratamento do esgoto da cidade.

Para o vereador Agnelo da Silva Matos Neto, com a despoluição do Córrego da Servidão e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Novo, o município terá mais atrativos para buscar por novos investimentos e oferecer a empresas que exijam certificação ambiental.

A programação contou com a presença dos alunos das escolas Jovelina Moratelli e Antonio Sebastião da Silva, da rede municipal de ensino. Os estudantes participaram de atividades educativas e monitoradas no entorno do Espaço Livre, envolvendo o contexto histórico, antes e depois da obra de despoluição do Córrego da Servidão.

Pular para o conteúdo