MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de fevereiro de 2015 DAAE

Obras da estação de tratamento de esgoto avançam na região do Jardim Novo

As obras para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo avançam em ritmo acelerado, em uma extensa área localizada no final da Avenida dos Costas, região sul do município de Rio Claro. Mais de 38% das obras estão concluídas e na atual etapa estão sendo construídos os reatores biológicos que possuem a tecnologia Nereda, operando com um processo diferenciado e pioneiro no país.

A nova ETE será a maior e mais moderna estação de tratamento de esgoto a operar no município, utilizando a tecnologia holandesa. O investimento na obra supera os R$ 60 milhões, incluindo os 21 quilômetros de rede coletora de esgoto que foram implantados de norte a sul da cidade, passando pelas avenidas Tancredo Neves, Visconde do Rio Claro e Avenida Brasil, despoluindo o Córrego da Servidão e eliminando um problema crônico e histórico de Rio Claro: o mau cheiro das principais vias do município.

As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo tiveram início em abril do ano passado com os serviços de terraplenagem da área. Em seguida, começou a construção das estruturas civis e já estão bem adiantados os blocos onde serão instalados os setores administrativos, o reservatório – elevatório de água, a estação elevatória de esgoto bruto que para ser construída exigiu a detonação de uma camada de rocha, além do tratamento preliminar e sopradores.

A obra é executada pela concessionária Odebrecht Ambiental, responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto e pela administração municipal, com o acompanhamento e fiscalização do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro.

A ETE do Jardim Novo será a oitava estação de tratamento de esgoto do município, que atualmente tem três na área urbana – Jardim Conduta, Palmeiras e Flores – e outras quatro nos distritos – Ajapi, Ferraz, Batovi e Assistência.  Com a conclusão do Programa de Despoluição do Córrego da Servidão, Rio Claro alcançará a universalização dos serviços, ou seja, terá todo o esgoto do município coletado e tratado.

Pular para o conteúdo