Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Rio Claro, Du Altimari, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Henrique Almeida Custódio, e o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, assinaram três contratos no valor de R$ 24,8 milhões para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município.
Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. Nos últimos dois anos, o Daae recebeu recursos da ordem de R$ 40 milhões, divididos entre repasses do governo federal, por intermédio do PAC1 e 2 e Fehidro, além de investimentos feitos com recursos próprios da Daae, como lembrou o prefeito durante a reunião.
“Com esses investimentos, destinados à recuperação e ampliação da infraestrutura do município em abastecimento de água, acreditamos no acerto de nossa opção contra a privatização da água e pela manutenção do Daae como patrimônio do povo de Rio Claro”, disse o prefeito Du Altimari.
A vice-prefeita e secretária de governo, Olga Salomão, disse que a assinatura dos contratos é um momento especial, e destacou o empenho dos funcionários do Daae e da administração para viabilizar os recursos junto ao governo federal.
Para o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, esse momento é a coroação de dois anos de intenso trabalho para execução dos projetos. “É o maior investimento em infraestrutura de saneamento feita nos últimos 30 anos no Daae”, afirmou.
A vice-presidente da Câmara de Vereadores, Raquel Picelli, destacou o trabalho da administração para garantir água de qualidade para a população. A vereadora lembrou ainda o empenho do legislativo para aprovar, em tempo recorde, o projeto de lei autorizando o executivo a abrir no orçamento do Daae um crédito adicional especial para dar atendimento as despesas com as obras de saneamento.“Por meio de mais essa parceria com o município de Rio Claro, a Caixa executa sua missão de atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, e se firma como instituição financeira agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro”, ressaltou o superintendente da Caixa, Carlos Henrique Almeida Custódio.
A reunião na prefeitura foi acompanhada por Ivan Domênico (secretário de Obras); João Zaine (secretário de Desenvolvimento Econômico); Agnelo da Silva Mattos Neto (secretário de Habitação); Eva Rosangela Murbac (diretora de Educação); Carlos Alberto Teixeira de Lucca (secretário de Agricultura); Francisco Marchiori Jr (ouvidor público); Reginaldo Lourenço Breda (secretário de Esportes), funcionários do Daae e da Secretaria de Governo. Participaram também os vereadores Sérgio Desiderá e Julinho Lopes. A solenidade foi acompanha pelos representantes da Caixa, o gerente regional Celso Endres; a gerente geral da agência de Rio Claro, Rosana Aparecida Cattai de Andrade, e o gerente geral Caixa-Agência Cidade Azul, Aguinaldo Donizeti Pinto.