MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de março de 2011 DAAE

Prefeitura e Elektro assinam convênio para reduzir consumo de energia elétrica na distribuição de água

O prefeito Du Altimari, de Rio Claro, recebeu em seu gabinete na segunda-feira, 21, representantes da Elektro – Eletricidade e Serviços S.A., oportunidade em que foi assinado o convênio do Programa de Eficiência Energética, patrocinado pela empresa e que será implantado no sistema de abastecimento de água do município. Estiveram presentes o gerente institucional da Elektro, José Aparecido Tirapelle e o coordenador do programa, Evandro Gustavo Romanini, a viceprefeita e secretária de governo, Olga Salomão, o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, além do coordenador da ETA2, Miguel Alem e Lauro Gonçalves Robles, químico da estação.

O projeto consiste na automatização, controle e monitoramento em tempo real dos reservatórios e bombas de captação e recalque que compreendem o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA2), localizada na estrada municipal que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi.

O sistema, projetado pela Getesi e assessorado tecnicamente pela empresa Enerenge permitirá reduzir o consumo de energia no horário de pico, quando o sistema elétrico é mais solicitado.

A redução de demanda projetada é de 256 kW neste horário com o deslocamento de consumo de 12.000 kWh, proporcionando uma economia anual de R$162 mil para o município. A interligação dos sistemas será realizada por um link digital sem fio, que permitirá a telemetria e operação remota através de uma central de controle operacional (CCO), homologados pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

A infovia digital terá capacidade para transmissão de diferentes dados de automação, voz, imagem e internet. Será implantado sistemas de telemetria na ETA2, Central de Distribuição e nos reservatórios da Vila Martins, BNH, Jardim Centenário e Jardim Guanabara.

Investimentos

De acordo com José Aparecido Tirapelle, os investimentos previstos em equipamentos, sistemas supervisores, redes de comunicação digital, engenharia e instalação são da ordem de R$530 mil e serão realizados pela Elektro.

O prefeito destacou a importância do convênio, salientando que o projeto vem ao encontro das diretrizes da atual administração, ou seja, a otimização no que diz respeito aos valores das contas públicas.

Olga Salomão sugeriu nomes de escolas municipais para que a Elektro possa avaliar e dentro do possível executar um projeto semelhante ao que está sendo implantado no Daae.

Geraldo Gonçalves Pereira lembrou que com a implantação completa do projeto, o Daae terá uma redução do consumo de energia e, consequentemente, redução no custo do fornecimento a ser pago.

Skip to content