Uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados está sendo revitalizada no bairro Mãe Preta, região nordeste do município de Rio Claro. O projeto ambiental teve inicio há cerca de dez meses, através de uma parceria entre o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema). Durante anos, o extenso terreno, conhecido como “rapadão”, localizado no final da Rua M-23, na Mãe Preta, passou por ocupações irregulares e constantemente ameaçado por incêndios decorrentes da queima de lixo depositado de forma clandestina naquele entorno.
No primeiro semestre do ano passado a comunidade se reuniu e, por meio de abaixo-assinado, solicitou o plantio de mudas em toda a extensão próxima a erosão e também a revitalização da área para o lazer dos moradores da Mãe Preta. A Sepladema preparou o projeto e o Daae forneceu as mudas, insumos e as orientações técnicas para o plantio das espécies nativas regionais.
Para o diretor de projetos do Daae, Willy Werner Grassmann Bóbbo, a peça fundamental para o sucesso do projeto é a união dos moradores que queriam ver a área totalmente transformada. Além de um pequeno bosque sombreado, há pequenas quadras para a prática de esportes.
Moises Vasconcelos, coordenador local do projeto, explica que os moradores, além de irrigarem as mudas nos intervalos do período da estiagem, fazem a aplicação de adubos orgânicos e se revezam na fiscalização e monitoramento da aérea, evitando que pessoas despejem lixo e entulho no local. Com o empenho da comunidade, o pequeno bosque, ainda em fase inicial de desenvolvimento, já pode ser visitado, uma vez que fica em área pública.