MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de fevereiro de 2016 DAAE

Projeto ambiental recupera área degradada no bairro Mãe Preta

Uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados está sendo revitalizada no bairro Mãe Preta, região nordeste do município de Rio Claro. O projeto ambiental teve inicio há cerca de dez meses, através de uma parceria entre o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema). Durante anos, o extenso terreno, conhecido como “rapadão”, localizado no final da Rua M-23, na Mãe Preta, passou por ocupações irregulares e constantemente ameaçado por incêndios decorrentes da queima de lixo depositado de forma clandestina naquele entorno.

No primeiro semestre do ano passado a comunidade se reuniu e, por meio de abaixo-assinado, solicitou o plantio de mudas em toda a extensão próxima a erosão e também a revitalização da área para o lazer dos moradores da Mãe Preta. A Sepladema preparou o projeto e o Daae forneceu as mudas, insumos e as orientações técnicas para o plantio das espécies nativas regionais.

Para o diretor de projetos do Daae, Willy Werner Grassmann Bóbbo, a peça  fundamental para o sucesso do projeto é a união dos moradores que queriam ver a área totalmente transformada. Além de um pequeno bosque sombreado, há pequenas quadras para a prática de esportes.

Moises Vasconcelos, coordenador local do projeto, explica que os moradores, além de irrigarem as mudas nos intervalos do período da estiagem, fazem a aplicação de adubos orgânicos e se revezam na fiscalização e monitoramento da aérea, evitando que pessoas despejem lixo e entulho no local. Com o empenho da comunidade, o pequeno bosque, ainda em fase inicial de desenvolvimento, já pode ser visitado, uma vez que fica em área pública.

Pular para o conteúdo