MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de dezembro de 2010 DAAE

RC participa da última reunião dos Comitês PCJ em Nova Odessa

O município de Rio Claro, por intermédio do Departamento de Água e Esgoto (Daae) participou na quinta-feira, 9 de dezembro, da sexta e última reunião ordinária dos Comitês PCJ, que incluem o CBH – PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), PCJ Federal e CBH – PJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Jaguari).

Comitiva de Rio Claro durante reunião do PCJ em Nova Odessa

Comitiva de Rio Claro durante reunião do PCJ em Nova Odessa

O encontro, que aconteceu no Instituto Plantarum e reuniu mais de 100 pessoas, entre prefeitos e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. A abertura do encontro foi feita pelo prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin.

Rio Claro foi representada pelo superintendente do Daae, engenheiro Geraldo Gonçalves Pereira e o gestor ambiental, Willy Werner Grassmann Bóbbo, membro do Comitê PCJ em quatro Câmaras Técnicas.

Entre as deliberações aprovadas na última reunião, foi feita a divulgação de que a partir do próximo ano [2011], a Agência de Água do PCJ, órgão ligado ao CBH-PCJ, será extinta para a implantação da Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os participantes também assistiram à apresentação do Plano das Bacias Hidrográficas PCJ, que vai apontar melhorias que devem ser realizadas nas bacias até o ano de 2035, incluindo combate às perdas de água tratada.

Lançamento de livros

A última reunião do ano também serviu de espaço para o lançamento de dois livros que contaram com o apoio dos Comitês, “Conservador de Águas”, de Paulo Henrique Pereira e “Pesque-Pague – Bacia do Rio Corumbataí”, Profa. Dra. Sâmia Maria Tauk-Tornisielo – CEA – Unesp – campus de Rio Claro.  Após a reunião, os autores distribuíram livros e autógrafos para os presentes. Estiveram presentes na mesa de debates o prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, o presidente do CBH-PCJ e do PCJ Federal, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o presidente do CBH – PJ e 2º vice-presidente do PCJ Federal, o prefeito de Camanducaia Célio de Faria Santos, pelo secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, pelo representante da ANA Agência Nacional de Águas), Osman Fernandes da Silva e pelo representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Oscar Rosa, além do prefeito de Cordeirópolis, Carlos ésar Tamiazo.

Os Comitês PCJ

Os comitês PCJ são compostos por 62 cidades do Estado de São Paulo e cinco de Minas Gerais. As reuniões são marcadas para que os membros do Comitê possam deliberar a destinação de recursos para obras nas bacias hidrográficas que compõem o grupo, assim como projetos e parcerias.

Skip to content