O superintendente Geraldo Gonçalves Pereira fez a abertura da reunião realizada nas dependências do DAAE
Representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) participaram de reunião de trabalho em Rio Claro na quinta-feira (15). O encontro foi realizado no Centro de Treinamento “Oswaldo de Oliveira Brossi”, no Departamento Autônomo de Água e Esgoto – Daae.
Profissionais da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças do CBH-PCJ estiveram na reunião, aberta pelo superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, que falou sobre os projetos e programas que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura, por intermédio da autarquia. Os destaques foram o tratamento de efluentes, o processo de recuperação, reposição e ampliação das matas ciliares, e o plano diretor de controle de redução de perdas de água. Para Geraldo Pereira, o programa de controle de perdas é fundamental para a cidade, pois reduz custos e preserva o meio ambiente. “Outro projeto que está em andamento é a implantação do novo padrão de ligação de água residencial”, informou, acrescentando que o objetivo é melhorar ainda mais o sistema de abastecimento de água no município.
A construção de ecopontos e as melhorias no aterro sanitário também foram destacadas durante a reunião. O coordenador do comitê, Sebastião Vainer Borquilia, disse que o município está no caminho certo e que as ações desenvolvidas pela atual administração colocam Rio Claro em destaque na região.
Participaram da reunião os representantes da Sabesp de Botucatu e São Paulo; Sanasa de Campinas; Foz de Limeira; Semae de Campinas; Sindicato Rural de Rio Claro; ONG Elo Ambiental que atua em Valinhos, Vinhedo e região; Secretaria de Meio Ambiente de Americana; DAE de Jundiaí e DAEE de Piracicaba.