MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de março de 2013 DAAE

RC renova acordo com Consórcio PCJ para cooperação na produção de mudas nativas

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) renovou as parcerias com viveiros municipais na produção de mudas para o Programa de Proteção aos Mananciais, durante a 70ª Reunião Ordinária da entidade, realizada no último dia oito de março em Indaiatuba.

O superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, Geraldo Gonçalves Pereira, participou da reunião e assinou o acordo de cooperação com o Consórcio PCJ pelo período de dois anos.

O Daae possui viveiro de mudas que foi reestruturado e reativado há quatro anos,  através de uma parceria entre a prefeitura, o Daae e o Consórcio PCJ. As mudas nativas são cultivadas em uma área dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), localizada na estrada municipal que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi.

Com a reativação do viveiro, o município vem colocando em prática o projeto deatender os proprietários rurais da bacia do rio Corumbataí, onde estão os municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Charqueada, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba, região onde estão mais de 650 mil habitantes.

Parceria com PCJ

Atualmente 15 viveiros municipais são parceiros nas ações de reflorestamento ciliar promovidos pelo Consórcio PCJ, e estão distribuídos pelas cidades paulistas de Rio Claro, Iracemápolis, Piracicaba, Capivari, Cosmópolis, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, além de e Camanducaia, em Minas Gerais.

Pelo acordo de cooperação, o Consórcio PCJ fornece apoio no fornecimento de insumos (saquinhos, sementes, ferramentas, dentre outros) voltados à produção, além do intercâmbio de informações e, em contrapartida, recebe as mudas nativas utilizadas em projetos de reflorestamento em áreas de matas ciliares nas Bacias PCJ.

O Consórcio PCJ ainda possui parceria com a empresa Van der Hoeven – fabricante de estufas agrícolas – na produção de mudas. A empresa, assim como os viveiros, recebe apoio no fornecimento de sementes nativas e em troca o Consórcio faz a retirada das mudas para utilização em reflorestamentos.

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ possui 21 anos de atividades e já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. Através dessas parcerias o programa já forneceu nos últimos cinco anos aproximadamente 700 mil saquinhos plásticos e mais de 800 kg de sementes de espécies nativas aos viveiros.

Pular para o conteúdo