Começou nesta semana o recolhimento de materiais recicláveis nas escolas que participam da primeira edição da Olimpíada Ambiental organizada pela prefeitura de Rio Claro. Os alunos estão fazendo o recolhimento entre a comunidade, e a unidade de ensino que recolher maior quantidade será a vencedora.
Para a diretora municipal de Resíduos Sólidos, Regina Ferreira da Silva, essa ação contribui muito para conscientizar a população sobre a destinação correta de materiais. “Os alunos são excelentes multiplicadores de informação”, comenta. Participam na organização desta ação equipe da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente formado pelos profissionais Roberto Foresti Jr, Leonardo Andrade, William de Oliveira e Helen Linai Tavares do Carmo Bertelli.
Alem das provas do recolhimento de resíduos sólidos, algumas escolas participantes das Olimpíadas Ambientais começaram a produção de mudas, atividade que, além de integrar as disputas, vai contribuir na arborização e reflorestamento do município. Essa ação está sendo realizada com a participação do viveiro de mudas do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e da Secretaria Municipal de Agricultura que, após a germinação das sementes nas escolas, disponibilizará estufa para manter as mudas.
Doze escolas da rede municipal de ensino participam da primeira edição da Olimpíada Ambiental, focada na conscientização e aprendizado dos estudantes sobre questões relativas ao meio ambiente.
“As escolas começaram as disputas de forma intensa e empolgante”, comenta o coordenador ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Edson Norberto Andrade. As unidades de ensino participantes são Monteiro Lobato, Pastor Nephtali Vieira Junior, Laura Pena Joly, Antônio Maria Marrote, Samira Savoldi, Jardim das Palmeiras, Benedito José Zaine, Marcelo Schmidt, Dante Egreggio, Antonio Sebastião da Silva e Rubens Foot Guimarães, além do projeto Amizade e Vida.
A organização da Olimpíada Ambiental é da prefeitura de Rio Claro por meio da Secretaria Municipal da Educação e Sepladema. Participam como parceiros as secretarias de Agricultura, Esportes, de Turismo, Cultura, Fundo Social de Solidariedade; a cooperativa de recolhimento de recicláveis Cooperviva; o Daae, a AP3 e o Consórcio PCJ.
A iniciativa também conta com o patrocínio de Pascoan Occik Limitada Epp (Kata-Entulho) e Alugtec Locação de Equipamentos.