MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de maio de 2010 DAAE

Rio Claro discute criação da Agência Reguladora Regional de Saneamento

Prefeito Du Altimari durante reunião do Consórcio PCJ, em Rio Claro.

Prefeito Du Altimari durante reunião do Consórcio PCJ, em Rio Claro.

     O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, recebe na próxima segunda-feira (24) representantes do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) para discutir a criação da agência reguladora regional de saneamento.

     O superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, e o secretário de Negócios Jurídicos de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, também participam do encontro. O objetivo é viabilizar a criação de uma entidade apta a regular, controlar e fiscalizar o serviço de saneamento prestado pelas empresas de abastecimento e saneamento dos 43 municípios abrangidos pelas bacias, além de definir tarifa de água, esgoto e lixo.

      “Os municípios que integram o Consórcio PCJ já vêm debatendo o formato da agência reguladora de saneamento, há algum tempo”, lembra o superintendente do Daae. Pereira destaca que esses estudos seguem orientação do presidente do Consórcio e prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, tendo em vista a lei de 2007 que estabelece a Política Nacional de Saneamento Básico.

     Segundo a legislação, os municípios têm até o fim do ano para estabelecer um plano de saneamento básico e uma entidade reguladora do serviço. “Aquele município que não tiver entidade reguladora poderá perder o acesso aos recursos federais para o saneamento e ainda ver suspensos os contratos de concessão que porventura mantiverem na área de saneamento”, alerta o superintendente do Daae.

Skip to content