MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de maio de 2014 DAAE

Rio Claro lança ETE do Jardim Novo para atingir 100% de esgotos tratados

Com previsão de conclusão para 2016 e investimentos da ordem de R$ 60 milhões, está sendo construída em Rio Claro a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Novo, que irá tratar aproximadamente 45% dos esgotos do município. “Já fizemos a despoluição do Ribeirão Claro, rio símbolo da cidade, e agora estamos fazendo a do córrego da Servidão”, ressaltou o prefeito Du Altimari no evento de lançamento da pedra fundamental das obras, realizado na manhã de segunda-feira (26).

A nova ETE, estabelecida no contrato de PPP (Parceria Público Privada) firmado entre a concessionária Foz (empresa da Odebrecht Ambiental responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade) e a administração municipal, será a maior e mais moderna estação de tratamento de esgoto a operar no município, utilizando uma tecnologia holandesa. “A obra foi licenciada com projeto extremamente novo, um primor na Europa; queremos e vamos fazer desta obra uma referência nacional em tratamento de esgoto”, afirmou Paula Violante, diretora da Foz em Rio Claro.

Além das obras de construção da nova ETE, também fazem parte do Programa de Despoluição do Córrego da Servidão as obras para a implantação da rede coletora de esgoto que já estão com 80% do projeto executado, de um total de 21 quilômetros de extensão (de norte a sul da cidade). “Rio Claro está fazendo sua parte pelo meio ambiente e beneficiando também os moradores da região, especialmente, os de Piracicaba, que utiliza o rio Corumbataí para abastecer a cidade”, observou o presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto.

A ETE do Jardim Novo será a nona ETE do município, que atualmente tem três na área urbana – Jardim Conduta, Palmeiras e Flores – e outras cinco nos distritos – Ajapi, Ferraz, Batovi, Assistência Alta e Assistência Baixa. “Além da contribuição ao meio ambiente, esta nova ETE também é uma demonstração de planejamento da cidade que, em breve, terá mais duas mil moradias nesta região”, observou Olga Salomão, vice-prefeita e secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Com a conclusão do Programa de Despoluição do Córrego da Servidão, Rio Claro alcançará a universalização dos serviços, ou seja, terá todo o esgoto do município coletado e tratado. “Rio Claro irá se inserir num patamar em que estão muito poucas cidades do Brasil”, afirmou Geraldo Gonçalves Pereira, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE).

O vereador Júlio Lopes, presidente do Conselho Fiscal do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, disse que nas reuniões do consórcio tem amplamente divulgado o trabalho feito em Rio Claro no setor ambiental, em especial os relacionados a resíduos sólidos e água. “Possa assegurar que a cidade está fazendo muita coisa e vamos continuar atentos para que o meio ambiente tenha cada vez mais investimentos”, afirmou.

Os vereadores Paulo Guedes e Raquel Picelli também participaram do lançamento da ETE Jardim Novo.

Pular para o conteúdo