MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de setembro de 2013 DAAE

Rio Claro troca hidrômetros com mais de 15 anos

Os hidrômetros com mais de 15 anos de uso estão sendo substituídos no município de Rio Claro. Conhecidos popularmente como relógio ou medidor de água, os equipamentos estão sendo trocados nos bairros Jardim Primavera, Jardim Portugal, Vila Alemã, Vila Saibreiro, Jardim Cervezão, Alto do Santana, Vila Martins e Vila Operária.

Desde maio, quando foram iniciados os trabalhos, cerca de três mil hidrômetros já foram substituídos nos bairros Mãe Preta, São Miguel e Residencial Florença. A previsão para esse ano é fazer a substituição de aproximadamente seis mil hidrômetros.

Para fazer a troca dos equipamentos, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) está investindo R$ 1,1 milhão, recursos garantidos em convênio aprovado pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (Consórcio PCJ) e pelo Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro). O contrato foi assinado no fim de 2011 pela superintendência da autarquia.

A substituição dos hidrômetros não tem custo para os consumidores e faz parte do plano de combate às perdas de água no município. As equipes que fazem a troca dos hidrômetros estão uniformizadas e possuem crachá de identificação. Em caso de dúvidas, o contato com o Daae pode ser feito pelo telefone (19) 3531-5200, opção “1”.

A vida útil de um hidrômetro é de cinco anos. Com o passar do tempo, o hidrômetro sofre desgastes e o seu funcionamento fica comprometido. Isso faz com que o desperdício de água e vazamentos muitas vezes não sejam percebidos pelos usuários do serviço, dificultando o combate às perdas.

O projeto prevê a substituição de 19.125 hidrômetros até o fim de 2014. Inicialmente, estão sendo trocados os hidrômetros em pior situação, com tempo de funcionamento acima das recomendações técnicas. Na primeira etapa de trabalho, a previsão é fazer a troca de aproximadamente seis mil hidrômetros.

Pular para o conteúdo