A Estação de Tratamento de Água localizada na estrada que liga a área urbana de Rio Claro ao distrito de Ajapi (ETA 2) poderá ter as operações paralisadas a partir das 19 horas desta terça-feira (18).
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) tomará a medida devido ao rompimento de dois diques no município de Analândia, o que vai provocar grande aumento do volume das águas do rio Corumbataí, de onde a ETA 2 faz a captação para distribuição de água tratada em Rio Claro.
A ETA 2 é responsável pelo abastecimento em 60% do município. Distribui água para o Distrito Industrial, região do Grande Cervezão (Parque São Jorge, São José, São Caetano, Ipanema), Mãe Preta, Residencial Florença, Águas Claras, Vila Industrial, Arco-íris, Distrito de Ajapí, Wenzel, Jd. América, BNH, Paineiras, Santa Elisa, Parque Universitário, Centenário, Jardim Guanabara, Terra Nova, Brasília, Jardim das Palmeiras, Nova Rio Claro, Matheus Manieiro, Panorama, Recanto Paraíso, Alto do Santana, Jardim Karam, Jardim Boa Vista, Santa Maria e imediações.
A Defesa Civil de Rio Claro e todas as equipes do Daae estão em alerta máximo devido problema. A paralisação da ETA 2 é necessária já que com o transbordamento provocado pelo rompimento da represa em Analândia, as águas chegarão ao rio Corumbataí com muito material em suspensão e sedimentos impróprios para o consumo, dificultando o tratamento adequado da água que é distribuída á população rio-clarense. Já a Defesa Civil municipal está redobrando a vigilância nas imediações do Jardim Nova Rio Claro, bairro por onde corre o rio Corumbataí.
O rompimento aconteceu no início da tarde desta terça-feira (18). Os dois diques rompidos são da empresa CRR Mineração. O fato levou a um aumento muito grande do volume das águas do Córrego dos Veados, um dos afluentes do rio Corumbataí.
Segundo o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro, só será possível saber quando o funcionamento da estação de tratamento de água será restabelecido após a verificação do volume de água que chegará a ETA 2 e análise do material trazido pelo rompimento da barragem.