As atividades acontecem no sábado, dia 25 de setembro
No dia 28 de setembro será comemorado o 3º aniversário da criação do Dia do Rio Corumbataí. Para marcar tão importante data foram programadas atividades envolvendo a população rio-clarense, produtores rurais e a comunidade da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí.
As atividades estão sendo organizadas pelos representantes do Instituto de Proteção Sócio Ambiental (IPSA), com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, DAAE, Consórcio PCJ, Comitês PCJ, Foz do Brasil, Pesque Pague Corumbá-taí e CEA-Unesp.
No próximo sábado, dia 25, os organizadores preparam uma atividade regional que deverá reunir prefeitos de oito municípios da Bacia Hidrográfica: Analândia, Corumbataí, Itirapina, Ipeúna, Charqueada, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba, além de representantes do Comitê e Consórcio PCJ, ambientalistas e convidados.
A programação será aberta oficialmente às 9h30; em seguida às 10h00, será feita homenagens e o peixamento, com o lançamento de cerca de dez mil alevinos nas águas do rio Corumbataí. Em seguida, às 12h00, haverá uma confraternização para os convidados nas dependências do Pesque Pague das Palmeiras.
Bacia do Corumbataí
A Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí possui uma área de 170 mil hectares, é responsável pelo abastecimento direto de uma população de mais de 500 mil e, indiretamente, mais de 5 milhões de pessoas. Seu principal rio é o Corumbataí, que nasce em Analândia, na Serra de Santana e percorre 130 km de extensão, tendo sua foz no bairro Santa Terezinha, no município de Piracicaba.
Lei Municipal
O Dia do Rio Corumbataí foi instituído através de Lei Municipal 3886, de autoria do então vereador Agnelo da Silva Matos Neto, estabelecendo normas e diretrizes para a recuperação e preservação dos recursos hídricos e áreas de preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí.
Projeto Ambiental
O Dia do Rio Corumbataí é a pedra fundamental de um projeto ambiental que visa a recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos e áreas de preservação permanente de toda a bacia. Representa também o ideal de cidadãos comuns que lutam por melhor qualidade de vida para a Fauna e Flora da Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí. O benefício é da atual e das futuras gerações, já que “os seres humanos dependem dessa harmonia com o meio ambiente”, como afirma Willy Werner Grassmann Bóbbo, um dos idealizadores do projeto e também coordenada a realização anual do evento em Rio Claro.