03 de março de 2011 DAAE

Tarifa de água de Rio Claro será reajustada em 6,74%

Cumprindo a legislação, a tarifa de água em Rio Claro terá novos valores, que começarão a ser pagos pelos consumidores nas contas de água a serem entregues nas residências a partir de 10 de abril, referentes ao consumo de março.

O objetivo da alteração é garantir a integridade financeira e a capacidade de investimentos do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), permitir ao município cobrir custos de operação, manutenção e ampliação relacionados à captação e distribuição de água. Com maior capacidade financeira, o Daae também dará continuidade e iniciará obras necessárias para a cidade.

O reajuste será de 6,74%, correspondente à revisão inflacionária com base no IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, referente a 14 meses compreendidos de outubro de 2009 a dezembro de 2010. O decreto de reajuste da tarifa será publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (4).

A audiência pública para apresentação técnica da apuração do índice foi realizada na quarta-feira (2) no salão de audiências da Câmara Municipal. O superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, fez uma apresentação do trabalho desenvolvido pela autarquia nos últimos dois anos, falou sobre a situação financeira do departamento, e listou obras que serão executadas a partir deste ano com recursos do PAC e do PCJ/Fehidro.

De acordo com o superintendente do Daae, o reajuste leva em consideração dados técnicos, conforme determina a Lei Federal 11.445/07, a “lei do saneamento”. Na reunião foi anunciada a mudança na data anual de reajuste das contas de água. A partir deste ano, os reajustes serão decretados em março para pagamento no mês de abril. “Essa alteração nas datas tem como objetivo desonerar o contribuinte das dívidas e compromissos do começo do ano”, destacou Pereira.