Anunciada há um mês, a implantação da unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Rio Claro mobiliza o município e o governo estadual já em seus estágios iniciais. O prefeito Du Altimari acompanhou na manhã de quinta-feira (22) vistoria técnica feita pelos arquitetos Sônia Goto Sugahara e Wellington Giestas, ambos do Centro Paula Souza, entidade ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, à qual estão vinculadas as Fatecs e Etecs (escolas técnicas de ensino médio).
“Foi o contato preliminar com as instalações da Unesp no bairro Santana, onde possivelmente será implantada a Fatec Rio Claro”, explica Altimari, lembrando que a unidade local deve entrar em funcionamento em 2013. “A partir das vistorias técnicas, serão apontadas as adequações necessárias para que a nova faculdade do município entre em funcionamento”, acrescenta.
Altimari acompanhou a visita junto com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, João Luiz Zaine, que reitera a importância da instalação da Fatec como mais um item relevante no atual cenário de desenvolvimento do qual Rio Claro é protagonista. “A Fatec local terá um papel essencial na dinâmica do mercado de trabalho de toda a região”, comenta.
A Fatec Rio Claro deverá receber 1.500 alunos. Os cursos da faculdade serão implantados seguindo avaliação da demanda local. Para que isso seja possível serão consultados empresários e outras instituições do setor produtivo.
Estrutura
O Centro Paula Souza é uma autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e mantém cursos de tecnologia reconhecidos e desenvolvidos para atender as demandas emergenciais da indústria e do setor de serviços.
São 200 escolas técnicas, 31 faculdades, 151 municípios atendidos, 213 mil estudantes e 101 cursos técnicos.