Oferecido pela Prefeitura dentro do Programa de Qualificação Profissional, o curso terá a duração de 600 horas/aula e prevê a formação de 16 alunos, os quais receberão certificado de conclusão do Senai
A aula inaugural do curso de Tapeçaria, Montagem e Reforma de Estofados oferecido pela parceria Senai e Prefeitura foi realizada na última segunda-feira, 3, na Escola Senai Manoel José Ferreira, em Rio Claro, com a presença dos alunos matriculados e autoridades. Alguns dos aprendizes foram encaminhados por empresas de tapeçaria que buscam o aperfeiçoamento de seus produtos e serviços por meio de novas técnicas, enquanto outros são desempregados à procura de capacitação para o trabalho.
O curso terá a duração de 600 horas/aula no período noturno e prevê a formação de uma turma composta por 16 alunos, os quais receberão certificado do Senai após a conclusão. A iniciativa contempla o Programa de Qualificação Profissional, acionado pelo Fundo Social de Solidariedade do Município (FSSM) em conjunto com as secretarias municipais de Ação Social e de Desenvolvimento Econômico. A escolha dos cursos é determinada pelas demandas do mercado, ditadas pelos profissionais e empresários das áreas envolvidas. O fator qualidade da formação e a os benefícios que esta qualificação podem trazer para a comunidade são os principais suportes do programa.
O diretor do Senai Paulo Roberto de Melo Neves, explica que a “adesão dos empresários é muito importante para que se ajuste o conteúdo do curso às necessidades do município”. E vai além, afirmando que “o interesse demonstrado pelos empresários na contratação de alunos que se distinguirem no aprendizado contribui para que o curso atinja o seu objetivo, que é oferecer ao mercado do trabalho profissionais realmente qualificados”.
Tanto o Senai quanto a Prefeitura estão investindo no curso pensando na qualificação com qualidade: “Para os empresários, é uma oportunidade de reciclar seus funcionários e para os alunos, uma grande chance de capacitação para atuar em um mercado de trabalho que não se extingue, portando um certificado do Senai, que tem reconhecimento e abre muitas portas”, diz a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Rosana Altimari.
Segundo a secretária de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira a iniciativa faz parte de um plano de governo que cuida das pessoas: “Além de capacitar e reciclar, o curso é uma oportunidade inédita para que pequenos empreendedores saiam da ilegalidade, uma vez que oferece, também, orientações nesta área. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Zaine assinala que toda parceria com o Senai é “sempre uma garantia de êxito e de soluções de qualidade para quem já está no mercado e mesmo para aqueles que se preparam para buscar seu espaço profissional” Segundo ele, o Senai “fala a linguagem do trabalhador e do empresário, aproximando ambos”.