MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de setembro de 2010 Desenvolvimento Econômico

Caged mostra bom desempenho de Rio Claro na geração de emprego

Rio Claro confirmou, novamente, saúde econômica ao aparecer positivamente no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, em agosto, com a criação de 524 empregos (variação de 0,95%), o que resulta em saldo positivo de 2.993 (5,67%) postos de trabalho no ano e 4.427 (8,52%) no acumulado de 12 meses. Os números do Caged contrapõem as admissões e demissões informadas em cada mês, extraem um resultado e fixam a variação verificada. Os dados de cada mês vão alimentar os acumulados no ano e em 12 meses.

A análise dos números reflete que a construção civil foi o setor com melhor desempenho no mês, com variação de 1,81%, seguido pelo comércio (1,38%) e serviços (1,03%). A indústria extrativa mineral registrou, por outro lado, a pior variação, com -1,75%.

O prefeito Du Altimari atribui o bom desempenho da economia local, confirmado pelos índices de geração de emprego, à diversificação das matrizes econômicas. “Temos um empresariado de muita visão, que observa e interpreta as tendências do mercado e que desenvolveu um acentuado senso para reconhecer a aproveitar as oportunidades de negócios”, argumenta.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Zaine, a boa performance de Rio Claro retratada nos números do Caged justifica-se, entre outros aspectos relevantes, pelo fato de que o município “ocupa posição estratégica no mapa paulista, o que facilita as operações de logística das empresas e, além disso, disponibiliza infraestrutura excelente como atrativo para novos investimentos”.

Zaine lembra, ainda, a importância do Programa de Desenvolvimento de Rio Claro (Proderc), cujos benefícios fiscais geraram, do início de 2009 até agora, R$ 170 milhões em investimentos e 2.600 empregos anunciados pelas empresas contratantes.

Skip to content