Rio Claro voltou a pontuar bem nos índices de empregabilidade medidos mensalmente pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Em agosto, a diretoria regional da entidade no município registrou variação de 0,57%, percentual que equivale a 250 novos postos de trabalho.
Considerado o acumulado no ano, a variação é expressiva, atingindo 9,25%, que é igual a 4.100 postos de trabalho. Se a referência são os últimos 12 meses, a margem também é confortável e fica em 6,54% ou o mesmo que 2.900 novos empregos.
Uma análise dos números divulgados pelo Ciesp relativamente ao mês de agosto evidencia que o nível de emprego industrial foi influenciado pelas variações positivas verificadas nos setores de produtos de borracha e plástico (3%) e produtos de minerais não metálicos (2,49), justamente os mais influentes no cálculo do índice total da região. A variação de 0,57% em agosto teria sido melhor não fossem os desempenhos de setores como máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,22%) e produtos alimentícios (-0,08%) que também compõem o índice total.
“Relevante na análise dos números divulgados pelo Ciesp é que o emprego industrial vem se mantendo positivo na regional de Rio Claro”, argumenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Zaine.