
A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta segunda-feira (7) as aulas do Time do Emprego, programa que orienta e prepara o trabalhador na busca por uma vaga no mercado de trabalho. No total, 60 candidatos participam do treinamento que terá um total de 12 encontros, sendo quatro por semana. Neles, os facilitadores vão apresentar técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, noções de empreendedorismo, apresentação pessoal, comunicação e expressão, entre outros assuntos.
Os encontros estão sendo realizados no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (13h30 às 16h30). O termino do curso está previsto para o dia 6 de junho. “Os participantes vão receber certificado de participação para agregar a formação ao currículo e ampliar suas chances de ingresso no mercado de trabalho”, explica Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.
O Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. “O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade”, afirma Renata Murbach, diretora do PAT.
O programa “Time do Emprego” é desenvolvido pela prefeitura, em parceria com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).
Via Rápida
A prefeitura está com inscrições abertas para cursos gratuitos de padeiro, confeiteiro e açougueiro, por meio do programa Via Rápida Emprego. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de maio no PAT (Avenida 3, 536, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para fazer a inscrição, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e carteira profissional. Mais informações pelo telefone (19) 3534-0422.
