O prefeito Du Altimari encontrou-se hoje, 09, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf. A visita do empresário a Rio Claro aconteceu para a inauguração do Núcleo de Tecnologia Cerâmica, o primeiro do estado e único do Brasil em revestimento cerâmico.
A sede da escola foi construída no Senai “Manoel José Ferreira”, em área de 2.500 metros quadrados, e tem como gestores a Aspacer, o Sindicato das Cerâmicas o Departamento de Ação Regional da Fiesp – Depar Rio Claro. O investimento foi de 20 milhões.
Na solenidade de inauguração também se fizeram presentes a vice-prefeita Olga Salomão, o deputado estadual Aldo Demarchi, vereadores, secretários e empresários.
O prefeito Du Altimari destacou a importância da região como o segundo pólo cerâmico das Américas e a necessidade de se ter uma estrutura sólida de formação profissional atendendo a demanda do mercado local. Altimari também falou do momento que Rio Claro vive hoje com investimentos na educação e qualificação profissional.
Paulo Skaf ao tomar a palavra disse de sua satisfação em estar em Rio Claro para a inauguração do laboratório, obra que acompanhou desde o seu início e que representa um grande passo para uma região que detém 70% da produção cerâmica do Brasil. “Esse Núcleo fará a diferença em nossa região”, observou Skaf.
O NÚCLEO
As diversas salas de aulas do Núcleo possuem ambientes destinados ao desenvolvimento de aulas teóricas, e laboratórios de ensaios químicos e reológicos; ensaios físicos e metrológicos; testes térmicos; salas de análise virtual; teste de ataque químico; oficina de beneficiamento de matéria-prima e preparação de massas; decoração; oficina de conformação; de queima e laboratório de informática.
As aulas de aperfeiçoamento profissional já começaram, através dos cursos de: prensista mecânico, auxiliar em fabricação de revestimento cerâmico, auxiliar em vidração e decoração, certificação de produtos cerâmicos, ensaios de certificação para revestimento cerâmico, ensaios preliminares em argilas, ensaios térmicos para cerâmica, formação de auditores internos da qualidade para a indústria cerâmica, reologia aplicada cerâmica e sistema da qualidade de laboratórios – NBR ISSO/IEC 17025. A especialização profissional e os cursos de Habilitação ainda serão iniciados este ano.
A Escola de Cerâmica formará profissionais específicos para setor. No primeiro ano, terá capacidade para atender 64 alunos, em dois períodos. O curso terá dois anos de duração, com 1.500 horas aulas, mais 400 horas de estágio supervisionado, em situação real de trabalho, isto é, em indústrias cerâmicas de revestimento. Concluído o curso, o aluno estará apto a desenvolver trabalhos em toda extensão da produção, desde a escolha das matérias-primas até pós-produção.
RIO CLARO
Nos últimos dias foi intenso o trabalho da prefeitura de Rio Claro na área de educação com especial destaque para a qualificação profissional. Depois da conquista da Faculdade de Tecnologia, o prefeito Du Altimari anunciou a transferência do Bayeux para o prédio do “Chanceler Raul Fernandes” e assinou a cessão de parte do ex-prédio da Unesp, em Santana, para a instalação de um laboratório que irá desenvolver pesquisa de combustível sustentável. Será o primeiro do Brasil e Rio Claro se lança pioneira no desenvolvimento de novas alternativas na área de biomassa.
Também com foco na preparação profissional, o Fundo Social firmou parceria com a ACIRC e Sindicato dos Empregados no Comércio para a realização de curso de qualificação para jovens com vistas ao primeiro emprego.