Rio Claro deverá receber representantes do Ministério das Cidades que virão para uma visita ao município, incluindo no roteiro a empresa Brascabos, responsável pelo projeto inovador que permitirá a industrialização da instalação elétrica na construção civil. O convite foi feito pelo prefeito Du Altimari, na terça-feira, 5, durante audiência na Secretaria Nacional de Habitação para a apresentação do projeto.
O prefeito Du Altimari esteve em Brasília acompanhado da vice-prefeita Olga Salomão, do secretário de Desenvolvimento, João Zaine, e dos representantes da Brascabos, os gerentes Glauber Marçal da Silva Rizzi e Alex Becher Pires.
Maria Salette de Carvalho Weber, da Secretaria Nacional de Habitação destacou que a sugestão de Rio Claro em incluir o novo equipamento no programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, poderá significar a presença da tecnologia da indústria no setor de construção civil.
“Temos um respeito imenso pela inovação, sempre acreditamos que nossos empresários estão afinados com o avanço tecnológico e não resta dúvida que se este produto obtiver aval e aceitação no programa habitacional da União, a Brascabos vai gerar novos postos de trabalho para os rio-clarenses”, enfatiza Altimari.
Altimari também fez contatos no Ministério para saber do andamento do projeto de duplicação do pontilhão da Avenida 7, um problema crônico do trânsito de Rio Claro que o governo municipal trabalha para resolver. “Temos sempre uma boa receptividade do Governo Federal, conseguindo recursos importantes para o desenvolvimento do município em diferentes setores e acreditamos que neste caso também seremos atendidos”, observa o prefeito.
Inovação
O projeto inovador, que tem o apoio da administração municipal, é um kit elétrico desenvolvido pela Brascabos a partir de idéias que floresceram em reuniões de planejamento estratégico da empresa. Segundo os fabricantes, trata-se de uma solução inédita, que reúne todos os predicados para chamar a atenção do mercado e de um governo federal empenhado como nunca em irradiar seus programas habitacionais, especialmente para as famílias de baixa renda, em todo o país. Em linhas gerais, o projeto inovador da Brascabos propõe a industrialização da instalação elétrica na construção civil.
A proposta do Kit elétrico é que cada unidade residencial receba uma caixa com todos os componentes pertinentes à instalação elétrica, com o Chicote Elétrico já pronto e testado, todos os interruptores, tomadas, disjuntores etc, na quantidade exata de cada unidade residencial, eliminando desperdícios, lixo, roubos, além de ganhos expressivos em produtividade e redução de custos operacionais.
Com esta nova proposta, a instalação de uma residência no padrão que vem sendo disponibilizado para famílias com renda de zero a três salários mínimos é realizada em menos de 30 minutos. E pode ser feita com apenas dois trabalhadores treinados no próprio local da obra para exercer essa função, sem a necessidade de especialistas – eletricistas.
A partir de seu desenvolvimento, em apenas quatro meses o novo produto já estava sendo testado em campo, em uma grande construtora que tem obras no interior paulista, próximo ao município de Rio Claro. Após algumas instalações residenciais, todas as vantagens previstas no projeto ficaram evidentes e foram aprovadas pela construtora que testou o kit.