MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de novembro de 2010 Desenvolvimento Econômico

Prefeito Du Altimari recebe comitiva chinesa em Rio Claro

Uma comitiva chinesa, composta por três representantes do setor empresarial e outros três da área governamental, da região de Chengdu, foi recebida neste sábado, 6, no Paço Municipal, pelo prefeito de Rio Claro, Du Altimari, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Zaine e os vereadores Maria do Carmo Guilherme, vice-presidente da Câmara Municipal e Julinho Lopes.
Os visitantes, que vieram diretamente do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, para Rio Claro, puderam ver uma apresentação sobre o município, que destaca os índices de desenvolvimento humano e social, infraestrutura, matrizes econômicas e fornece um perfil completo do município. A delegação chinesa teve a participação de Fan Yi, secretário do Comitê Municipal de Chonghzou e do empresário Lin Yun Qing.
Interessados, os chineses interromperam várias vezes a apresentação buscando detalhes do que viam, especialmente quanto aos instrumentos de aplicação do Programa de Desenvolvimento de Rio Claro (Proderc), que concede incentivos para a implantação de novas empresas e ampliação das já existentes. Entre 2009 e 2010, o Proderc teve a adesão de 37 empresas, com a promessa de geração de 2.577 empregos em três anos e consubstanciou investimentos totais na ordem de R$ 171 milhões. Segundo o secretário Zaine, na prática o Proderc já gerou mais de 3 mil empregos neste período.
Altimari saudou os visitantes e disse que o governo municipal tem um relacionamento muito próximo com o vice-presidente eleito da República, Michel Temer, e se ofereceu para intermediar contatos futuros entre o governo federal e investidores chineses, caso haja
interesse em aprofundar as negociações entre as partes visando à implantação de empreendimentos da China em Rio Claro. O prefeito também foi presenteado com um rico trabalho artesanal ilustrado com coalas, animais típicos daquela região chinesa que tem mais de 20 milhões de habitantes e uma economia forte apoiada principalmente na construção civil, indústria moveleira e peças eletrônica.
A comitiva chinesa deixou a prefeitura no início da tarde e acompanhou o secretário João Zaine em visita à indústria Whirpool, confirmando o interesse exposto pelos chineses de conheceram processos industriais no Brasil e, quando possível, também investir no país.

Skip to content