Todos os prognósticos indicam que a produção de mão de obra qualificada terá significativo reforço no município de Rio Claro em 2012. A mobilização para transpor essa meta para o campo da ação concreta foi iniciada recentemente, quando o prefeito Du Altimari intercedeu junto ao governo estadual pleiteando a transferência das instalações da Escola Técnica Professor Armando Bayeux da Silva, referência nacional em formação profissionalizante, para as dependências do Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes.
Nesta quarta-feira, 16, a diretora do Bayeux, Ângela Ragnane, confirmou ao prefeito Du Altimari, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, João Zaine e a um grupo de representantes das indústrias locais do setor plástico que as reformas do prédio do Colégio Chanceler, para este fim, foram autorizadas e que as obras deverão ser concluídas em 12 meses, segundo estimativas.
O encontro, realizado na gabinete do prefeito, reuniu o coordenador de produção da empresa Tigre, Rodrigo Alexandre Grella, o gerente geral da Brascabos, Glauber Marçal Rizzi, a analista de recursos humanos da Tigre, Ariana Tertuliano, Alex Becker Pires, gerente de Manufatura da Brascabos e Amilton Nogueira Lourenção, diretor da Jaw Plásticos. Presente também a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Neuzeli Morais.
A reunião com os representantes da indústria do setor plástico e a diretoria do Bayeux foi convocada a pedido de Altimari e teve o propósito de debater soluções para as demandas apontadas pelas indústrias locais em relação à formação de mão de obra especializada para este segmento que emprega mais de 10.000 trabalhadores no município.
A diretora da escola técnica anunciou que quando estiver instalado no prédio do Escola Chanceler, em meados de 2012, o Bayeux passará a oferecer o curso de química, com dois anos de duração, no nível pós-médio. Diante disso, a reunião passou a analisar a possibilidade de que o novo curso venha a ter um viés mais específico para o segmento de plásticos, atendendo a uma demanda que já é elevada, mas que tenderá a crescer com velocidade nos próximos anos. Da parte do Centro Paula Souza, a que o Bayeux está vinculado, o caminho está aberto para contemplar a reivindicação do segmento, explicou a diretora Ângela. Ela, todavia, sublinhou que a grade curricular prevista para o curso de química já satisfaz parte dessas necessidades. No entanto, há algum espaço para aprofundar uma ou outra disciplina, um ou outro enfoque do curso de química que venha ao encontro dos interesses da indústria do segmento de plásticos no município, sinalizou a diretora da tradicional escola técnica rio-clarense.
Finalizada a reunião, que o prefeito Du Altimari reputou “fundamental para o desenvolvimento da economia local”, os participantes decidiram que voltarão a se encontrar, nas próximas semanas, para um debate mais profundo sobre as necessidades que este setor da indústria rio-clarense tem e terá quanto à mão de obra qualificada. Juntos, os industriais, os representantes do Bayeux e da prefeitura vão se articular para que o novo curso possa incorporar alguns enfoques que preparem o aluno para ingressar nessas indústrias já com uma boa formação teórica e prática.
Neste sentido, Glauber Marçal Rizzi, gerente geral da Brascabos, considera perfeitamente razoável que as indústrias possam contribuir para o aprimoramento dos futuros alunos oferecendo-lhes estágios em suas unidades de produção durante o curso. Outras alternativas, sempre direcionadas a criar atrativos para essa formação que remunera bem os profissionais, também serão estudadas pelo grupo, o que agradou o prefeito Du Altimari. “Vejo que há disposição, a cidade precisa disso, nossa indústria está em processo de aceleração constante do crescimento e temos muitos jovens em busca de um futuro seguro, futuro este que só poderemos assegurar se dermos as condições para que essa juventude atinja seus objetivos e conquiste seus sonhos”, afirmou.
O secretário João Zaine colocou as instalações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico à disposição das indústrias para que evoluam os estudos a serem desenvolvidos junto com a direção da Escola Técnica Bayeux.