A implantação de uma nova vala para resíduos industriais no município de Rio Claro foi o assunto discutido pelo prefeito Du Altimari com empresários rio-clarenses na manhã desta quinta-feira, 12, em reunião realizada no Paço Municipal.
“Sabemos da preocupação das indústrias com o nosso aterro e estamos trabalhando para encontrar área para implantar uma nova vala para receber os resíduos industriais”, disse Altimari. Conforme estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, a atual área recebe cerca de 500 toneladas/mês de resíduos provenientes de indústrias. São 146 empresas autorizadas a utilizar o aterro e a cada mês, em média, 60 fazem o depósito de material no aterro.
José Tadeu Leme, diretor do Ciesp de Rio Claro, observou que a responsabilidade ambiental e social das empresas faz com que se coloquem à disposição do município para encontrar uma solução para o problema. “Os resíduos não podem ser jogados em qualquer canto”, afirmou. O empresário Assed Bittar Filho lembrou que, num passado não muito distante, sem o aterro, este era o procedimento de algumas empresas e, o armazenamento em pátios próprios, o de outras.
Para o prefeito Du Altimari, a implantação de nova área para receber os resíduos industriais continuará merecendo atenção especial da administração municipal, por se tratar de um assunto que envolve setores importantes para o desenvolvimento do município e o bem estar da comunidade.
Da reunião também participaram outros representantes do setor empresarial e os secretários municipais João Zaine (do Desenvolvimento Econômico) e Milton Machado Luz (do Meio Ambiente).