Serão iniciadas dia 28 de março as atividades relativas ao projeto de pesquisa e extensão intitulado “Caracterização do potencial das propriedades rurais familiares em Rio Claro para a multifuncionalidade”. Financiado pelo CNPq e pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, o estudo objetiva levantar o potencial das propriedades rurais familiares para a multifuncionalidade no município. A finalidade é auxiliar na formulação de políticas públicas com vistas ao desenvolvimento municipal.
A agricultura multifuncional é aquela que se realiza tendo como princípios a manutenção do meio ambiente, geração de renda, garantia da segurança alimentar, valorização das tradições e culturas, mas sempre com foco nas unidades familiares. As propriedades serão caracterizadas considerando a estrutura física, produção, aspectos demográficos da família e potenciais paisagísticos, culturais e arquitetônicos, além de identificar possíveis costumes, práticas e festas tradicionais que fazem do rural de Rio Claro um espaço peculiar.
O projeto prevê a aplicação de questionário em aproximadamente 800 propriedades do município com até 50 hectares e, nesta fase, alunos da graduação e pós-graduação em Geografia da Unesp e estagiários da Secretaria de Turismo, identificados por crachá e documentação, estarão percorrendo a zona rural do município, em visita às propriedades. Outros locais da cidade freqüentados pelos agricultores também serão pontos de referência para aplicação dos questionários.
Maiores informações poderão ser obtidas junto ao Departamento de Geografia da Unesp, com os professores Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira e Enéas Rente Ferreira. Os proprietários rurais que se dispuserem a responder o questionário diretamente na coordenação do projeto podem fazer contato para agendamento de data e horário.
Além da Secretaria de Turismo, o projeto também é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura e tem apoio da Casa da Agricultura. Diante do diagnóstico proposto, a identificação e seleção de propriedades/agricultores potenciais permitirão ao poder público elaborar novos programas e aprimorar os já existentes, ganhando em eficiência e precisão em relação às ações na área do turismo rural e da segurança alimentar.
Maiores informações poderão ser obtidas junto ao Departamento de Geografia da Unesp, com os professores Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira e Enéas Rente Ferreira. Os proprietários rurais que se dispuserem a responder o questionário diretamente na coordenação do projeto podem fazer contato para agendamento de data e horário.Os contatos podem ser feitos pelos telefones (19) 3526-9222, 3526-9205, 3526-9226 e 3526-9229 ou pelos e-mails dos professores citados acima: [email protected] e [email protected]