MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de março de 2012 Desenvolvimento Econômico

Prefeitura implanta sistema Empresa Fácil

A partir de testes que serão realizados na próxima semana, a prefeitura de Rio Claro dará início ao “Empresa Fácil”, sistema digital que permite aos empresários acessibilidade mais rápida e tranqüila na hora de resolver documentações jurídicas junto ao município.

O projeto parte de contatos integrados entre a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.  Os secretários Japyr Pimentel Porto e João Zaine, respectivamente, apresentaram a proposta essa semana, em reunião no salão de audiências do gabinete. No encontro estiveram participando o prefeito Du Altimari, alguns secretários, diretores e funcionários ligados aos setores aos quais os empresários se dirigem quando da abertura, regularização e aprovação de empresas.

A i.Cad Empresa Fácil Online, através de seu representante Jhonatan Silva, será a responsável pela implantação do sistema. Na explicação apresentada à prefeitura, a empresa destacou que a Redesim, lei federal 11.598, de 3 de dezembro de 2007, aprovada no Congresso, estabelece “diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas e cria a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios”.

Com base na determinação da lei, a prefeitura de Rio Claro passa a implantar o serviço, que vai envolver as secretarias de Finanças, Desenvolvimento Econômico, Sepladema, Obras e Saúde.

O prefeito Du Altimari observa que a “internet é a ferramenta do futuro e o poder público deve utilizar essa ferramenta para prestar serviços de maior qualidade e com mais eficiência aos seus contribuintes”.

Para empresários e contadores, o “Empresa Fácil” é um sistema da internet que permite consultas de viabilidade, abertura, alteração e cancelamento de inscrições sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura. Por outro lado, a prefeitura entende que o sistema irá controlar o fluxo de processos e prazos, aumentar a arrecadação e fornecer um perfil econômico municipal mais apurado, além de outras melhorias nos serviços.

Pular para o conteúdo