Rio Claro volta a ser destaque na geração de empregos. Conforme o mais recente levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, o município acumula crescimento de 8,31% na criação de vagas de trabalho nos últimos 12 meses, resultado contabilizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). São 4.360 empregos criados nesse período.
Esse resultado inclui o levantamento referente a setembro, o mais recente divulgado pelo Caged, com saldo de 384 novas vagas, variação positiva de 0,69%. Os registros do governo federal também apontam que durante os nove primeiros meses de 2010 a taxa de aumento nos empregos em Rio Claro é de 6,40%.
“Trata-se de excelentes números que mostram o fôlego dos setores produtivos de Rio Claro”, avalia o prefeito Du Altimari. “Nossa administração vai manter o trabalho que vem fazendo desde o ano passado para ajudar o município a alimentar esse ciclo virtuoso que beneficia a toda a sociedade”, acrescenta.
Construção Civil (variação positiva de 1,41%), comércio (0,77%), serviços (0,71%) e indústria (0,67%) foram os setores que apresentaram maior variação nas contratações em setembro no município. Nos últimos 12 meses, os destaques são a indústria (11,08%), serviços (9,63%), comércio (8,43%) e construção civil (7,32%).
“A diversificação econômica, uma das marcas de Rio Claro, mostra sua importância também na criação de novas vagas”, comenta o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Luís Zaine, observando que, em números absolutos, o Caged registra até agora na Cidade Azul aumento de 3.377 postos de trabalho no acumulado do ano em 2010.
O excelente momento que Rio Claro vive na área de emprego pode ser constatado na comparação com outros importantes municípios da região nesses últimos 12 meses. Enquanto Rio Claro mostra os 8,31% na geração de empregos, em Araraquara o aumento é de 3,05%. Já em Araras a variação positiva é de 5,85% e, em Campinas, é de 4,89%.
Em Piracicaba o Caged aponta aumento de 4,47%, enquanto São Carlos mostra crescimento no emprego de 2,89% de setembro do ano passado a setembro deste ano. Entre os municípios de médio porte da região, Limeira foi o que mais se aproximou de Rio Claro, com variação positiva de 7,96%.