Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho colocam Rio Claro numa posição confortável e de destaque no cenário de geração de emprego. Levantamento do órgão realizado em novembro mostra que o município apresentou crescimento de 10,41% na criação de vagas de trabalho na indústria de transformação, considerando o acumulado dos últimos 12 meses.
O bom desempenho, com expressivos dois dígitos, não ficou restrito à performance da indústria de transformação. Segundo o Caged, o município anotou crescimento também no setor de comércio (6,43%) e de serviços (6,54%), sempre se tomando como referência o acumulado de 12 meses.
Em números absolutos, os índices referidos significaram a criação de 4.048 novos postos de trabalho, um resultado que demonstra precisamente o sucesso das políticas públicas adotadas pelo governo municipal de fomento à industrialização, mas com foco igualmente voltado aos setores comercial e de serviços.
“Em grande parte, este desempenho se sustenta na diversidade das nossas matrizes econômicas, na funcionalidade e eficácia de programas como o Proderc e no espírito moderno e desenvolvimentista de nosso empresariado” avalia o prefeito Du Altimari. “Temos sido contemplados nos últimos dois anos com um cenário econômico auspicioso, que evidentemente repercute na qualidade de vida da população, movimentando as cadeias produtivas e despertando o interesse de novos investidores”, analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Zaine.
Os prognósticos de Zaine e do prefeito Altimari para 2011 também são otimistas. “Vamos seguir nesta tendência de crescimento, direcionando nossos esforços para proporcionar uma estrutura ainda melhor, que incentive nossas empresas a ampliar negócios e, ao mesmo tempo, atraia o interesse de novos empreendedores”, afirma Altimari.