O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Antônio Carlos Beltrame, representou a prefeitura de Rio Claro no seminário sobre atração de investimentos realizado na sede da Investe São Paulo, na última quarta-feira, dia 2. A ação institucional, que está em sua 23ª edição, tem o objetivo de apresentar o trabalho realizado pela agência na atração de novos empreendimentos e conhecer o potencial de cada município. O evento contou também com a participação de representantes de outros oito municípios paulistas.
Na abertura do encontro, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, enfatizou a importância de os municípios se capacitarem para melhor atender aos investidores. “Outros estados têm percebido a qualificação de nossos municípios e também estão trabalhando para melhorar o atendimento ao investidor. Por isso, o interior de São Paulo precisa se destacar e apresentar os pontos positivos que fazem com que o Estado seja o melhor lugar para se investir no Brasil. É em eventos como esses que promovemos a troca de experiências e o aprendizado em busca da excelência”, destacou.
Segundo o secretário Beltrame, as atividades realizadas em São Paulo foram muito proveitosas. “Eles nos ofereceram uma grande gama de informações e orientações que, sem dúvida, serão muitos úteis para o município, na perspectiva que temos de ampliar as atrações para os investidores”, explicou. “Já temos o Programa de Desenvolvimento de Rio Claro, que vem sendo muito bem sucedido há anos, e a capacitação da qual participamos em São Paulo é mais uma iniciativa que soma no fortalecimento do nosso desempenho”, acrescentou.
Entre os requisitos para que a cidade possa competir com outros municípios paulistas e de outros estados, a capacitação em São Paulo demonstrou que pelo menos três deles são fundamentais: manter um site atraente e atualizado com foco nos investidores, assegurar que os potenciais investidores tenham um atendimento qualificado quando requisitarem informações ou visitarem o município, e, além disso, ter uma equipe bilíngue, que domine o idioma inglês, preferencialmente.