MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de abril de 2011 Desenvolvimento Econômico

Rio Claro participa do lançamento do Atlas da Competitividade da Indústria Paulista

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Claro, João Zaine, foi o representante de Rio Claro no lançamento do Atlas da Competitividade da Indústria Paulista, que é um instrumento tecnológico de alta performance. O evento aconteceu na sede da Fiesp/Ciesp, nessa quarta-feira, dia 27.

A ferramenta virtual foi desenvolvida pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp (Decomtec), com o apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Governo do Estado de São Paulo e será atualizada periodicamente.

O conjunto de indicadores irá municiar os planejadores estratégicos e a indústria, oferecendo diagnósticos e serviços tecnológicos, além de fazer um retrato fiel à fotografia das reais vocações regionais aptas a receberem investimentos.

Um dos motivos que levaram à iniciativa de elaboração do mapa está ligado ao fato de nenhum projeto ter usufruído dos R$ 2,6 milhões destinados pelo governo de São Paulo para o Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional, no ano passado. A expectativa dos envolvidos nesse projeto é que o Atlas seja auxiliar na correção dessas distorções.

Para João Zaine, que defende o desenvolvimento regional como uma importante via de solução para o desenvolvimento sustentável, “o Atlas está totalmente remodelado, veio em boa hora e deverá nos auxiliar em importantes questões como planejamento e a tomada de decisões sobre políticas públicas e desenvolvimento regional”. Zaine ressalta ainda que “a partir dos inúmeros dados compilados, é possível identificar nossas principais vocações, dando visibilidade e servindo de consulta para diversos setores econômicos, promovendo nosso potencial, facilitando o acesso a informações e atraindo o interesse de empresas e investidores”.

A ferramenta ainda permite acompanhar a evolução do emprego; arrecadação; número de estabelecimentos instalados; salários médios mensais; massa salarial anual, infraestrutura e logística; capital humano; tecnologia e investimentos. E suporta, também, a combinação de variáveis a fim de obter, por exemplo, indicadores específicos de setores industriais, fornecedores e concorrentes.

Skip to content