Rio Claro esteve representado na etapa regional sudeste da 4ª Conferência Nacional de Tecnologia, realizada em Vitória (ES) nos dias 30 e 31 de março. A fase nacional está programada para o período de 26 a 28 de maio.
Na capital capixaba, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Zaine integrou o grupo de debates que se concentrou nos seguintes temas propostos: Plano Nacional de Inovação e os Municípios; Programas Orientados aos Municípios; Programa DECOLAR de Apoio e Orientação de Jovens Talentos Locais; O Desenvolvimento Local na Convergência das Leis Gerais e de Inovação; Inovação Social, Incubadoras e Parques para o Desenvolvimento Local e Regional; e Popularização, Divulgação e Massificação do Conhecimento Técnico e Científico.
Zaine definiu a sua participação no evento como uma “oportunidade de troca de experiências” e identificou na conferência “um canal ideal para levar as reivindicações do município e ter acesso às políticas de desenvolvimento, ciência e tecnologia”. Ele acrescentou que, com isso, “torna-se mais fácil consolidar o conhecimento e encurtar a distância entre as desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que se busca o crescimento sustentável”.
Na abertura da conferência regional, o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Rodrigues Elias, disse que o País “já adquiriu grande visibilidade internacional em termos científicos, mas que ainda precisa se firmar mais neste aspecto, devendo escolher o caminho da educação de qualidade para chegar ao objetivo desejado”. Elias também destacou “que o Brasil não pode manter seu desenvolvimento atrelado à exploração dos recursos naturais”.