O prefeito Du Altimari deu posse na manhã de terça-feira (9) à nova comissão municipal de emprego de Rio Claro, que tem a representante da bancada dos trabalhadores, Ana Aparecida de Lima, como presidente. A entidade reúne ainda representantes do poder público e dos empregadores e, conforme lembrou o prefeito, cumpre sempre papel muito importante na geração de emprego e renda para a comunidade.
Altimari ressaltou que a administração municipal tem procurado colaborar com a atuação da comissão, especialmente ao buscar alternativas para incentivar a formação e qualificação de mão de obra. “A vinda do Instituto Federal de Educação, os cursos do Pronatec, a reforma do prédio para a Etec e, agora, o curso de medicina, são exemplos dos avanços de Rio Claro neste sentido”, observou.
Para vice-prefeita Olga Salomão, a questão do emprego no Brasil sempre teve nas crises econômicas momentos de grandes perdas para os trabalhadores, com o arrocho dos salários. “Felizmente isto mudou e temos de estar atentos para não haver retrocesso”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Antonio Carlos Beltrame, que faz parte da comissão desde sua criação, destacou a importância das atividades desenvolvidas pela entidade e anunciou que o governo municipal tem conversado com vários empresários para novos investimentos no município. O vereador João Zaine disse que a comissão tem o mérito de reunir representantes dos trabalhadores, do poder público e da classe patronal, todos com o mesmo objetivo: ampliar as opções de trabalho e renda. “A cidade ganha com isso”, observou.
A gestão 2014-2015 da Comissão de Emprego de Rio Claro terá, como secretária, a supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Annah Gabriela Tardivo. No total, serão 18 nomeados, entre titulares e suplentes de cada área representada.
Integrantes
A Comissão Municipal de Emprego 2014-2015 é integrada, pelo poder público, com Elizabeth T. Musico (titular) e Tessa Oroz (suplente) na área de ação social; Antonio Carlos Beltrame e Neuzeli de Morais pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e Maria José e João Antunes pelo governo estadual.
Os representantes dos trabalhadores são Ana de Lima e Reginaldo Z. da Silva (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Rio Claro); Claudinei Ceccato e Claudecir da Silva (Sindicatos dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica); e Luiz Carlos Spatti e Milton A. Roberto (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Materiais Plásticos, Químicas, Farmacêuticas de Rio Claro e Região).
Pelos empregadores, compõem a nova comissão João H. Basso e Paulo Neves (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Ciesp); José A. Castelo Branco e João A. M. Martinez (Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro); e Claudio Brochini e Eliane Christofoletti (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro).