Com duas turmas de 30 alunos cada já programadas para iniciarem as aulas dia 3 de dezembro, prosseguindo depois nos dias 4 e 10 daquele mês, e uma terceira turma definida para começar no dia 10, avançando para o dia 11 e encerrando dia 17 de dezembro, o Curso de Motofrete, disponibilizado gratuitamente, ainda tem vagas remanescentes.
Para os interessados, o SEST/SENAT comunica que as inscrições devem ser feitas pessoalmente em sua sede, situada na Rodovia Washington Luis, Km 176. No ato de inscrição o interessado deve apresentar cópia da CNH ampliada em 130%, uma foto 2X2 recente e colorida, Certidão Negativa de Distribuição Criminal e Certidão de Prontuário de habilitação para fins trabalhistas.
O curso para motofretista terá duração de 30 horas e as aulas serão ministradas no SEST/SENAT. Embora as três primeiras turmas tenham as aulas agendadas para sábados e domingos, das 8 às 18 horas, há possibilidade de se fechar uma turma com aulas durante a semana, no período noturno. O essencial, dizem os realizadores, é assegurar atendimento a todos os interessados, considerando que se trata de uma formação inteiramente gratuita e de grande valia para viabilizar trabalho e renda.
“Um curso com essas características, neste momento, e ainda com a vantagem de ser gratuito, pode ser um diferencial importante para jovens que queiram entrar no mercado de trabalho ou ingressar numa nova profissão”, incentiva o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Rio Claro, João Zaine, que também preside a Comissão Municipal de Emprego.
Zaine lembra que a partir de 2012 a profissão de motofretista só poderá ser exercida por pessoas que tenham feito o curso. “É uma boa fonte de renda, sem dúvida, por isso os jovens rio-clarenses devem aproveitar essa chance”, acrescenta.
A formação de motofrete está inserida na grade de cursos do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert).