MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de agosto de 2014 Cultura

Comunidade vai participar da administração do Centro de Artes e Esportes

O prefeito Du Altimari deu posse sexta-feira (15) aos 21 membros eleitos no início de junho para comporem o conselho gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mãe Preta, considerado um conselho inovador por ser o primeiro a ter o envolvimento direto da comunidade na gestão de um espaço público. “É uma responsabilidade muito grande a de vocês, pois o resultado desta experiência pioneira servirá de referência para toda a cidade”, ressaltou Altimari ao cumprimentar os conselheiros e agradecer por aceitarem o desafio.

O objetivo do conselho é garantir maiores cuidados com o espaço, destinado ao lazer, cultura, esporte e também à assistência social. O conselho tem 21 membros, sendo sete representantes do poder público, sete da sociedade civil e sete de entidades organizadas. Os representantes da sociedade civil foram definidos em eleição direta aberta a toda a comunidade.

O CEU de Rio Claro está sendo construído entre os bairros Vila Verde e Mãe Preta, atenderá 13 bairros da cidade, e deverá ser entregue oficialmente em breve.

As obras do CEU são financiadas pelo governo federal, com contrapartida da prefeitura.  Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, o projeto vai oferecer esportes, lazer, cultura, serviços sociais e inclusão digital. “Rio Claro está entre os 80 municípios brasileiros que têm o privilégio de inaugurar um destes centros neste ano”, informa o secretário municipal da Cultura, Sérgio Desiderá. “Esta foi uma solicitação feita em reuniões do Orçamento Participativo e, se houver novo credenciamento no governo federal, vamos pedir mais um CEU para outra região da cidade”, afirma a vice-prefeita Olga Salomão.

O espaço multiuso tem área de 8,2 mil m², sendo que três mil metros cobertos. A população terá acesso a cine-teatro, biblioteca, telecentro comunitário, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), pista de skate, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta, auditório, equipamentos de ginástica, salas multiuso e áreas verdes.

A secretária municipal de Ação Social, Luci Wendel Ferreira, destaca que chama a atenção o fato do prédio não ser murado, o que dá uma sensação de total integração à paisagem da cidade e sinaliza que a comunidade vai cuidar daquele espaço. Reginaldo Breda, secretário municipal de Esportes, recorda que há quase 40 anos Rio Claro não ganhava um local como o CEU, numa referência aos centros sociais urbanos (CSUs).

A moradora Carmem Ramos Araújo afirmou durante a posse do conselho gestor que a comunidade vai cuidar do CEU e observou que, mesmo antes da inauguração oficial, o espaço já está sendo ocupado. O vereador Agnelo da Silva Matos Neto, presidente da Câmara Municipal, ressaltou a construção é muito bonita e feita com qualidade.

O vereador Júlio Lopes, o ouvidor municipal Ney Fina e a superintendente do Arquivo Histórico, Tereza de Arruda Campos, também participaram da posse do conselho gestor.

Pular para o conteúdo