MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de abril de 2011 Desenvolvimento Social

Crianças trocam recicláveis por livros no Caic

Alunos colaboraram com o meio ambiente, entregando mais de 300 quilos de materiais recicláveis à cooperativa

A Feira de Trocas realizada no final de março, na escola Municipal Caic, pelo programa de Economia Solidária, coletou e entregou 304,5 quilos de materiais recicláveis à Cooperativa Cooperviva.

Os alunos tiveram a oportunidade de trocar cada quilo de material por um livro infantil, aprendendo o que é coleta seletiva e sua importância para a vida sustentável, respeitando a vida, a comunidade e o meio ambiente.

Nesta feira, o Programa de Economia Solidária, que é vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, teve como objetivos incentivar a leitura, trabalhar a educação socioambiental e divulgar o trabalho da Cooperviva. A feira foi dividida em três etapas: recepção aos alunos; conscientização da importância da reciclagem e do desperdício da água; e pesagem do material reciclável recolhido.

Flávia Fernanda Meyer é mãe do aluno do 2º A, Rafael, que arrecadou mais de 12 quilos de reciclagem. Ela diz que é importante separar o lixo orgânico do reciclável e que, portanto, apóia o investimento em programa que oriente e fiscalize a população na organização do lixo. “Desde a pré-escola eu ensino a importância da reciclagem para o Rafael, tanto que ele ficou todo entusiasmado quando soube da feira, e nós o ajudamos na coleta do material”, afirma.

Para a professora Luiara Aparecida de Oliveira, “é importante para as crianças entenderem que nem tudo que elas jogam fora é apenas lixo. Com esta atividade elas aprendem que os recicláveis podem voltar em forma de livros e brinquedos”, ensina.

Skip to content