MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de setembro de 2014 Cultura

Ministra Marta Suplicy destaca avanços culturais e educacionais de Rio Claro

Em seu discurso na inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) de Rio Claro, realizada no início da noite desta sexta-feira (12), no bairro Mãe Preta, a ministra da Cultura Marta Suplicy fez elogios ao município de Rio Claro pelos avanços que tem conseguido nos setores de cultura e educação.

Marta destacou o fato de a cidade ter recebido o selo “Município Livre do Analfabetismo”, concedido aos municípios que conseguem atingir a meta de 96% de população alfabetizada, e, após elencar as orquestras, grupo de cinema, seresteiros, batuque de umbigada e escolas de samba, disse que “Rio Claro é uma cidade muito rica culturalmente”. Na semana passada, o município superou a meta nacional na educação básica.

Na opinião da ministra, o CEU poderá ampliar ainda mais os índices positivos de Rio Claro, pois é um equipamento público que diminui a evasão escolar e a violência, uma vez que oferece atividades que deixam os jovens mais longe do mundo do crime e mais próximo da escola.

Marta Suplicy ressaltou que o Ministério da Cultura identificou o interesse da juventude em aprender novas profissões e que os CEUs que estão sendo implantados no País poderão se tornar também local de aprendizado profissional. São 340 em todo o Brasil, sendo o de Rio Claro o oitavo a ser inaugurado em São Paulo, estado que terá 73 unidades.

Implantado na Avenida 1-MP com Rua 6-RV, entre os bairros Mãe Preta e Vila Verde, o CEU de Rio Claro conta com cine-teatro, biblioteca, telecentro, centro de assistência social, pista de skate, pista de caminhada, quadras poliesportivas, auditório, equipamentos de ginástica, salas multiuso e áreas verdes. “É um local de integração das pessoas, que pedimos ao governo federal depois de ouvir a comunidade no Orçamento Participativo”, lembrou o prefeito Du Altimari.

O empreendimento foi construído com recursos da ordem de R$ 2,5 milhões do governo federal. O prefeito, a vice-prefeita Olga Salomão e o presidente da Câmara, Agnelo da Silva Matos Neto, destacaram que muitas outras obras importantes foram feitas na cidade nos últimos anos com dinheiro conseguido em Brasília. “Sem este apoio, muitas coisas boas, como o Samu, a UPA, a obra no Inocoop e as moradias para as famílias de baixa renda, não teriam sido feitas”, frisou Altimari.

O CEU do Mãe Preta já está em funcionamento e será gerenciado por um conselho gestor com a participação da comunidade. A presidente Marielsa de Araújo Ramos e o coordenador Benedito Silva receberam as chaves do empreendimento das mãos da ministra. Os vereadores Júlio Lopes e Raquel Picelli também estiveram presentes.

Pular para o conteúdo