Durante a entrega das chaves de veículo zero quilômetro ao Conselho Tutelar, na manhã desta sexta-feira (6) o prefeito Du Altimari defendeu a criação de um segundo conselho tutelar em Rio Claro. O prefeito lembrou que a criação de um novo conselho tutelar já está prevista no Plano Plurianual (PPA) do município. “As demandas do setor já exigem esta nova situação”, observou.
O veículo, entregue em ato realizado no Jardim Público, será utilizado nos serviços do Conselho Tutelar que atende a 11 mil famílias e utiliza veículo da Secretaria Municipal de Ação Social, à qual é vinculado.
O veículo foi doado ao município pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, juntamente com outros equipamentos que também serão utilizados pelo conselho, dentre eles bebedouro e impressora. O presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos, fez as articulações políticas entre Rio Claro e o deputado federal Arlindo Chinaglia, para que Rio Claro fosse um dos 100 municípios paulistas contemplado com estes equipamentos.
Na avaliação da secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, a vinda deste carro representa crescimento: “À medida que qualificamos nossos serviços, as pessoas também crescem, pois são melhor atendidas e orientadas no resgate de seus direitos e deveres como cidadãos”.
Para Ione Bernardo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os equipamentos possibilitarão uma estrutura mais adequada no atendimento do conselho.
Instituído em 2011, o Conselho Tutelar de Rio Claro é vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, que é responsável por sua equipagem, manutenção e administração. Visando otimizar e agilizar o trabalho do conselho a secretaria encaminhou projeto à Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República para a aquisição de um veículo 0 KM, dentre outros equipamentos. Em contrapartida, o município se responsabilizou pela implantação do SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), instrumento de apoio à Gestão Municipal que levantará diagnósticos para as Políticas Públicas locais relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.