MENU

accessible_forward Acessibilidade
16 de abril de 2013 Cultura

Prefeitura de Rio Claro lança projeto Cultura Circulante para chegar aos bairros

A Prefeitura de Rio Claro iniciou em abril no CRAS da região do Bonsucesso o Projeto “Cultura Circulante”, que é viabilizado em parceria da Secretaria Municipal de Cultura, União de Amigos (UDAM) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Articulado para atender demandas culturais em todas as regiões da cidade, incluindo os distritos, o projeto consiste na realização de oficinas de artes recorrendo à linguagem circense, musical, teatral e das artes plásticas voltadas ao público infantil e adolescente.

Na primeira etapa, dia 2 de abril, no Bonsucesso, o “Cultura Circulante” teve aulas ministradas as terças e quintas (música e circo) e nas quartas e sextas-feiras (artes plásticas e teatro), sempre das 14h30 às 16h00. Mas o projeto terá suas oficinas realizadas com periodicidade mensal. A próxima, no mês de maio, acontecerá no CRAS do Jardim Brasília.  O cronograma seguirá até o final do ano, passando pelos diferentes CRAS da cidade.

O objetivo é descentralizar a cultura, levá-la aos bairros e aproximá-la das comunidades, facilitando o acesso a essas manifestações artísticas com o suporte das oficinas. “Temos no Centro Cultural cursos de artes que atendem a todos gratuitamente, mas a idéia central do projeto é proporcionar às comunidades, em toda a cidade, o contato com o fazer artístico”, explica Renê Mainardi, diretor de eventos da Secretaria de Cultura.

Para o Secretário de Cultura, Sergio Desiderá, este projeto “começa a concretizar a principal meta de trabalho da Secretaria, que é a descentralização, democratização e o acesso à arte e cultura a toda população rio-clarense. Esse é somente um passo da longa caminhada que pretendemos dar nesta direção” resume.

As oficinas são gratuitas e os interessados devem se inscrever no CRAS mais próximo do local onde residem, na UDAM (ao lado do Supermercado Papagaio, no Bairro do Estádio) ou, ainda, na Secretaria Municipal de Cultura, no complexo do Centro Cultural Roberto Palmari.

Pular para o conteúdo