MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de março de 2011 Cultura

Rio Claro repassa R$ 446 mil em subvenções para cultura e ação social

A prefeitura de Rio Claro distribuiu nesta terça-feira, 15, subvenções no total de R$ 446,6 mil que beneficiam oito entidades das áreas sociais e culturais. O prefeito Du Altimari fez a entrega de cópia da Lei e de uma pequena placa alusiva às subvenções que foram asseguradas através de emendas parlamentares dos vereadores (no caso das entidades voltadas ao social) ou viabilizadas por decreto do Executivo, relativamente às subvenções destinadas ao segmento cultural.

Participaram do ato realizado na Sala de Audiências, ao lado do gabinete do prefeito, os vereadores Raquel Picelli, Julinho Lopes, Sérgio Desiderá e Maria do Carmo Guilherme, bem como a titular de ação social do município, Luci Wendel Ferreira e a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari. A vice-prefeita e secretária de Governo, Olga Salomão, chegou já no final da solenidade em virtude de compromissos em sua agenda, e elogiou o trabalho feito pelas entidades que ali se encontravam representadas. Registre-se, ainda, a presença da secretária Heloisa Cunha do Carmo, da Educação, entre outros do primeiro escalão de governo.

Pelas entidades compareceram João Paulo Miranda, presidente do Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino Olho; Jeferson Primo, presidente e fundador da Cia. Quanta de Teatro; Edson Carlos dos Reis, presidente da Sociedade Musical “União dos Artistas Ferroviários”; Willian Nagib, da Orquestra Filarmônica de Rio Claro; Eda Baughartner, presidente do Educandário Santa Maria Goretti; Geraldo Gondolpho, presidente da Associação Beneficente Projeto Despertai/Santa Elisa, Rafael Gustavo de Almeida, coordenador da Federação de Bandeirantes do Brasil – Núcleo Cidade Azul; e o capitão Luiz Alberto Irikura, presidente da Sociedade Beneficente São João da Escócia/Casa das Crianças.

Durante o ato, o prefeito Du Altimari celebrou a importância do desenvolvimento de projetos culturais e das ações endereçadas ao incremento das práticas sociais no município. Segundo ele, “são duas áreas de suma importância na vida da cidade e necessitam de atenção do poder público para que atinjam seus fins.” Para o prefeito, “a cultura pulsa em Rio Claro e um governo de centro-esquerda como o nosso tem de ter políticas que mantenham o foco nesta produção”

As vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo, ambos convidadas a falar na ocasião, destacaram as subvenções. ´”Esta ação faz parte de uma estratégia política positiva que o governo municipal tem adotado”, disse Raquel. “Sabemos que os recursos serão administrados com transparência por essas entidades que, de fato, realizam um trabalho sério”, acrescentou Maria do Carmo. O secretário municipal de Cultura, Ney Fina, destacou o significado desse apoio governamental para a cultura local. “Temos muitas pessoas produzindo cultura com qualidade no município e nosso papel é investir na diversificação dessas ações”, ponderou.

Da parte das entidades beneficiadas com subvenções, as verbas disponibilizadas foram saudadas também com compreensível entusiasmo por lideranças do setor, como Jeferson, do Kino Olho. “A prefeitura tem visto a cultura com respeito, entendendo seu significado e importância para a população”, observou. Irikura, da Casa das Crianças garantiu, por sua, que os recursos agora assegurados “serão gastos com responsabilidade”.

Skip to content