Os cursos gratuitos nas mais variadas áreas realizados neste ano pelo setor social de Rio Claro representam, por enquanto, oportunidades de aprendizado para mais de 1.350 pessoas. As atividades realizadas por meio do Fundo Social de Solidariedade beneficiam diretamente mais de 850 rio-clarenses. Pela Secretaria Municipal de Ação Social, mais de 500 vagas foram abertas somente no mês passado.
O Fundo Social de Solidariedade mantém o Centro Público de Qualificação Profissional e Inclusão Digital e Produtiva, que desenvolve cursos em parceria com várias entidades. Até agora 323 alunos já receberam o certificado de conclusão de curso, e outros 531 continuam tendo aulas nos diferentes núcleos espelhados pelo município. Os números são referentes ao ano de 2014.
“Além das ações de curto prazo para o auxílio imediato das camadas mais necessitadas da população, a área social de Rio Claro investe cada vez mais em iniciativas para promover a inclusão social de maneira sustentável e definitiva, ampliando o acesso ao emprego e renda”, comenta a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Pinhatti Altimari.
Os cursos do Centro de Qualificação são realizados em núcleos que funcionam no bairro Terra Nova, distrito de Ferraz, Jardim Panorama, distrito de Ajapi, Avenida Visconde do Rio Claro, Vila Operária, Lago Azul, Associação Luterana, Senai, Jardim São Paulo e Bairro do Estádio.
Na área de culinária, são oferecidos cursos de confecção de salgadinhos para festas, bolos finos e pães artesanais. A comunidade também tem opção de aprender corte e costura, artesanato, patchwork, bordado, tricô, crochê, pintura em tecido, corte e costura, e costura industrial.
Outra opção é para a área de construção civil, com cursos de encanador, pedreiro e assentador de revestimentos. As novas tecnologias também são destaque, com cursos de operador de computador e informática. Na área de estética, o público pôde se inscrever nas vagas para o aprendizado das técnicas de manicure, pedicuro e de maquiagem.
Pronatec
No mês passado o município abriu 500 vagas para cursos de formação profissional a partir de trabalho conjunto entre a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Ação Social, e governo federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).
Voltado para as pessoas a partir de 16 anos, o programa abriu 350 vagas no município, em parceria com o Senac e o Sest/Senat, de auxiliar administrativo, auxiliar de faturamento, auxiliar de RH, manicure e pedicuro, auxiliar financeiro, auxiliar de secretaria escolar, recepcionista, maquiador, fotógrafo, auxiliar de transportes, movimentação e distribuição de cargas, operador de computador, almoxarife e assistente escolar.
Em parceria com o Senai foram abertas mais 170 vagas – nos cursos de almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, eletricista de automóveis, mecânico de freios, suspensão e direção de veículos, ceramista, eletricista instalação predial, instalação hidráulico-residencial, e soldador no processo mig/mag.
“A qualificação é fundamental para quem quer entrar ou se recolocar no mercado de trabalho, ou trabalhar por conta própria”, comenta a secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira. “Os cursos oferecidos pelo município são uma excelente oportunidade para quem quer ter um importante diferencial na busca do emprego e de ampliação da renda”, conclui.