MENU

accessible_forward Acessibilidade
03 de janeiro de 2023 Economia e Finanças

Guias de pagamento do IPTU 2023 de RC estão disponíveis no site da prefeitura

Cota única ou primeira parcela pagas até 28 de fevereiro têm desconto de 10% ou 3%, respectivamente.

A partir desta terça-feira (3) os contribuintes de Rio Claro podem pagar com desconto a parcela única ou primeira parcela do IPTU 2023, que vencem no dia 28 de fevereiro. As guias de pagamento podem ser acessadas no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) e impressas para serem pagas na rede bancária. A cota única quitada no prazo rende 10% de desconto no valor total do IPTU do imóvel. Já as parcelas pagas em dia têm desconto de 3% cada.

“Não é preciso esperar a chegada dos boletos pelos Correios”, reforça o secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Fernandes, lembrando que o procedimento para acessar as guias é prático e muito simples.

O acesso é feito pelo link “Portal de Tributos” no alto da página, à direita, ou diretamente pelo endereço http://sistemas.rioclaro.sp.gov.br:8080/cgi-bin/nwwcgi/PLP/CIDADAO. É preciso clicar na guia “Débitos” e escolher a opção “Imóvel”. Em seguida, deve-se digitar o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, que são encontrados em carnês de anos anteriores, clicar em “pesquisar” e escolher o ano de 2023. Aí, basta optar pela cota única (“Total”) ou pelas parcelas desejadas, imprimir e pagar em alguma unidade da rede bancária credenciada.

Com as guias de pagamento obtidas no site não é possível utilizar Pix para pagar o IPTU. Para pagar através de Pix é preciso ter o carnê, que em breve começará a ser distribuído pelos Correios.

Onde pagar

O tributo pode ser pago nas casas lotéricas, na cooperativa de crédito Sicoob e nos serviços de internet banking, aplicativos ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários.

Quando os carnês originais tiverem sido distribuídos pelos Correios e os contribuintes optarem pelo Pix, poderão utilizar serviços de qualquer banco, mesmo os sem convênio com a prefeitura.

Quase 104 mil carnês do IPTU estão sendo providenciados pela prefeitura. O IPTU 2023 não teve aumento real e sim atualização monetária. O índice, referente à inflação registrada de outubro de 2021 a setembro de 2022 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, é de 7,17%.

Skip to content