Cerca de 10 mil alunos da rede pública municipal de ensino de Rio Claro já receberam hortaliças por meio do programa “Ação Responsável por uma Vida Saudável”, no qual os estudantes trocam materiais recicláveis por verduras e legumes. Na próxima segunda-feira (4) mais 900 sacolas serão distribuídas na escola Caic, no Jardim Guanabara.
O programa é desenvolvido pela prefeitura em uma parceria da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura e Secretaria Municipal da Educação. Os alimentos são cultivados na horta municipal (Vitrine Técnica de Produção Agroecológica ‘Pedro Rice’), a primeira do Brasil na categoria pública com certificação orgânica.
Vinte unidades da rede municipal já foram contempladas com o programa, que na quarta-feira (30) atendeu 800 alunos da escola Antonio Sebastião da Silva (Cervezão) e, na terça-feira (29), 250 estudantes da escola Laura Penna Joly (Ajapi). “Os itens alimentícios variam de acordo com a época do ano, mas entre os mais distribuídos estãoalface, couve, brócolis e chicória”, explica a diretora de Abastecimento da prefeitura, Maria Elena de Mori
O programa proporciona uma ação prática na educação ambiental desenvolvida na rede pública municipal de ensino. Inicialmente, as crianças levavam materiais recicláveis recolhidos em casa para trocar pelas hortaliças. “Agora, com a coleta seletiva atendendo todos os bairros da cidade, a maioria do material trocado é oriundo das próprias unidades de ensino”, explica o coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Edson Norberto Andrade.
Na organização do programa, além das pastas da educação e da agricultura, está a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), que gerencia a política para resíduos sólidos do município. A Secretaria de Ação Social, Fundo Social de Solidariedade, Fundação Municipal de Saúde e Cooperviva também fazem parte da equipe de organização da “Ação Responsável por uma Vida Saudável”.