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14 de dezembro de 2022 Educação

110 professores de Educação Especial participam de formação

“Práticas de ensino e manejo escolar” tem como foco o Atendimento Educacional Especializado, voltado a alunos da Educação Especial.

Cerca de 110 professores da rede municipal de ensino de Rio Claro participam desde o mês passado da formação “Práticas de ensino e manejo escolar”, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O público-alvo é formado por profissionais da Educação Especial, que nesta quarta-feira (14) estiveram em nova etapa da formação.

A formação é oferecida a professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado na rede regular de ensino, além dos profissionais de instituições especializadas e professores do ensino regular.

Com a participação de profissionais especializados da Clínica Sem Limites – Rio Claro, a formação tem como objetivo auxiliar e capacitar profissionais da educação e saúde na aquisição de habilidades comportamentais e de aprendizagem para melhor atender os alunos. Hoje a rede pública municipal de ensino de Rio Claro atende aproximadamente 520 estudantes que são público-alvo da Educação Especial.

A capacitação inclui conceitos e práticas com base em evidência, observações, orientações e adaptações de atividades, com foco em adequações comportamentais, leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.

“Esse aprimoramento proporciona mais subsídios para os profissionais lidarem com o dia a dia da Educação Especial”, ressalta a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, acrescentando que “Rio Claro desenvolve trabalho em conformidade com o movimento mundial pela educação inclusiva, em defesa do direito de todos os estudantes estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”.

A Secretária da Educação também ressalta que a formação em andamento favorece a participação e o desenvolvimento dos estudantes no contexto da Educação Especial, por “proporcionar um espaço de reflexão, discussões teóricas sobre práticas de ensino e de manejo escolar”.

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