MENU

accessible_forward Acessibilidade
31 de janeiro de 2011 Educação

20 mil voltam às aulas na rede municipal; 1.300 no Complexo Educacional de RC

Vista aérea do Complexo Educacional

Vista aérea do Complexo Educacional

Vinte mil alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro voltam, até a próxima segunda-feira (7), às salas de aula. Cerca de 1.400 começam o ano letivo em escola nova. Destes, quase 1.300 vão estudar nas unidades do Complexo Educacional do Jardim Novo I, o maior investimento de Rio Claro em educação nas últimas décadas, com capacidade para até 2.100 alunos. Outras 120 estudantes iniciarão as aulas na nova escola montada pela prefeitura na Vila Operária, onde ficava a antiga escola Pimentinha.

“O Complexo Educacional é o exemplo de uma política de combate ao déficit de vagas que incluiu reformas e ampliação de escolas, a busca por recursos em outras esferas de governo para a construção de unidades de ensino, e iniciativas como a implantação da nova escola da Vila Operária”, comenta o prefeito Du Altimari, lembrando que o governo federal, através do programa Pró-infância, já aprovou projetos do município para a construção de novas unidades no Bonsucesso/Novo Wenzel, Jardim Araucária, Bosque de Rio Claro e Residencial dos Bosques/Vila Anhanguera. São mais 764 vagas até o final de 2012.

A Secretária da Educação, Heloísa do Carmo, lembra que os investimentos em novas vagas caminham com os constantes esforços para aprimorar a qualidade do ensino na rede municipal. “A formação dos professores e funcionários é constante, assim como são ininterruptos nossos esforços para equipar e adequar as escolas às inúmeras transformações da nossa sociedade”, comenta, citando a implantação de laboratórios de informática que acontece nas unidades com ensino fundamental da rede mantida pela prefeitura.

Complexo Educacional

 O Complexo Educacional de Rio Claro tem capacidade para atender, somente pela rede municipal, a quase 1.300 alunos. Pela rede estadual, são outras 840 vagas. São mais de R$ 13,6 milhões em investimento, 90% feito pela prefeitura. Os demais 10% foram bancados pelo governo estadual. No ano passado e em 2009 foram realizados mais de 80% da obra, iniciada em 2008.

No Complexo Educacional do Jardim Novo I as atividades escolares da rede municipal começam na segunda-feira (7) para todos os níveis oferecidos pela prefeitura. No primeiro dia, será feita a adaptação, com apenas duas horas de atividades.

As escolas municipais que integram o Complexo Educacional do Jardim Novo I são a creche Sebastião Ambrósio, com 140 vagas, a pré-escola Hélio Jorge dos Santos, com 400 vagas, e a escola de Ensino Fundamental que tem 720 vagas.

Outras unidades

Nas demais unidades de ensino de Rio Claro, as crianças das creches e as de pré-escola de período integral voltam à escola nessa quinta-feira, 3, para aula de adaptação. Ficarão duas horas nas unidades de ensino. Nas creches, a aula de adaptação acontece das 7 às 9 horas e nas pré-escolas de período integral, das 7h30 às 9h30. A partir da sexta-feira, esses alunos terão atividades em horário normal. Na segunda-feira, 7, acontece a aula de adaptação para os alunos de pré-escola que têm aulas em apenas um período. De manhã, ficarão na escola das 7h30 às 9h30 e, à tarde, das 13 às 15 horas. A partir da terça-feira (8), as aulas acontecem em horário normal.

O Ensino Fundamental municipal (primeira à quinta séries e, na Escola Agrícola, da sexta à nona séries) também tem aula de adaptação na segunda-feira, das 7 às 9 horas e das 13 às 15 horas. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o horário da adaptação na segunda-feira será das 19 às 21 horas. Nesses três casos, as atividades em horário normal começam na terça-feira (8).

Skip to content