Representantes de 22 municípios marcaram presença no Fórum Intermunicipal da Educação Infantil, realizado no último dia 22 em Rio Claro. Organizado pela Secretaria Municipal da Educação, o encontro teve como tema “Debatendo tensões e desafios das políticas públicas” e, segundo os realizadores, atingiu o objetivo de aguçar a reflexão sobre a educação das crianças sob o ponto de vista dos avanços científicos, tecnológicos, sociais e políticos.
A professora Heloísa do Carmo, secretária municipal da Educação, ressaltou que “não se faz educação de qualidade só com boa vontade”. E acrescentou: “A Educação Infantil é um direito das crianças e não apenas uma ação governamental para atender mães que trabalham fora, como sempre se propagou”. A titular da pasta da Educação em Rio Claro lamentou que, ao longo dos anos, não se tenha investido no setor, “o que agora faz com que a demanda precise esperar mais tempo para ser atendida”.
Além de participantes de Campinas, Limeira, Piracicaba, Araraquara, São Carlos, Araras, Jundiaí, Ibaté, Porto Ferreira, Taboão de Serra e muitos outros, o fórum de Rio Claro também trouxe profissional do Ministério da Educação. João Nelson dos Santos participou como representante do MEC em São Paulo. Pelo Legislativo rio-clarense, marcou presença o vereador Sérgio Desiderá. Com 37 anos de sala de aula como professor, Desiderá ressaltou que “nós, professores, sempre brigamos e lutamos por um mundo melhor para nossos filhos, porém, devemos pensar em criar filhos melhores para o nosso mundo”.
A professora Regina Zucchi, que ajudou a pensar a Educação Infantil de Rio Claro nos últimos anos, foi homenageada. A educadora foi lembrada pelo grande trabalho realizado para estabelecer no município “a educação sempre a serviço da vida”.
As iniciativas de análise e debate da Educação Infantil são tidas como essenciais principalmente tendo em vista que esse nível de ensino foi incorporado apenas recentemente aos sistemas de ensino como a primeira etapa da Educação Básica. Direito da criança, a Educação Infantil vive atualmente intenso processo de revisão das concepções e conceitos que fundamentam as práticas cotidianas nas escolas de Educação Infantil. Para ampliar essas discussões, o fórum intermunicipal de Rio Claro, realizado nas Faculdades Claretianas, teve debates em quatro mesas.