MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de maio de 2010 Educação

22 cidades discutiram Educação Infantil em fórum de RC

    

22 cidades discutiram Educação Infantil em fórum de RC

22 cidades discutiram Educação Infantil em fórum de RC

Representantes de 22 municípios marcaram presença no Fórum Intermunicipal da Educação Infantil, realizado no último dia 22 em Rio Claro.  Organizado pela Secretaria Municipal da Educação, o encontro teve como tema “Debatendo tensões e desafios das políticas públicas” e, segundo os realizadores, atingiu o objetivo de aguçar a reflexão sobre a educação das crianças sob o ponto de vista dos avanços científicos, tecnológicos, sociais e políticos.

 

     A professora Heloísa do Carmo, secretária municipal da Educação, ressaltou que “não se faz educação de qualidade só com boa vontade”. E acrescentou: “A Educação Infantil é um direito das crianças e não apenas uma ação governamental para atender mães que trabalham fora, como sempre se propagou”. A titular da pasta da Educação em Rio Claro lamentou que, ao longo dos anos, não se tenha investido no setor, “o que agora faz com que a demanda precise esperar mais tempo para ser atendida”.

     Além de participantes de Campinas, Limeira, Piracicaba, Araraquara, São Carlos, Araras, Jundiaí, Ibaté, Porto Ferreira, Taboão de Serra e muitos outros, o fórum de Rio Claro também trouxe profissional do Ministério da Educação. João Nelson dos Santos participou como representante do MEC em São Paulo. Pelo Legislativo rio-clarense, marcou presença o vereador Sérgio Desiderá. Com 37 anos de sala de aula como professor, Desiderá ressaltou que “nós, professores, sempre brigamos e lutamos por um mundo melhor para nossos filhos, porém, devemos pensar em criar filhos melhores para o nosso mundo”.

     A professora Regina Zucchi, que ajudou a pensar a Educação Infantil de Rio Claro nos últimos anos, foi homenageada. A educadora foi lembrada pelo grande trabalho realizado para estabelecer no município “a educação sempre a serviço da vida”.

     As iniciativas de análise e debate da Educação Infantil são tidas como essenciais principalmente tendo em vista que esse nível de ensino foi incorporado apenas recentemente aos sistemas de ensino como a primeira etapa da Educação Básica. Direito da criança, a Educação Infantil vive atualmente intenso processo de revisão das concepções e conceitos que fundamentam as práticas cotidianas nas escolas de Educação Infantil. Para ampliar essas discussões, o fórum intermunicipal de Rio Claro, realizado nas Faculdades Claretianas, teve debates em quatro mesas.

Pular para o conteúdo