Ao participar nesta terça-feira, 30, da abertura do Ciclo de Seminários e Capacitações, na Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro, o prefeito Du Altimari afirmou que “a única saída para que os municípios tenham recursos financeiros em condições de oferecer ensino de qualidade é o Pré-sal, conforme projeto do governo federal que pretende destinar parte dos recursos para a saúde e outra parte para a educação”, afirmou Altimari.
“Em Rio Claro temos conseguido dar continuidade a tradição histórica de um ensino de qualidade e estamos ampliando as possibilidades de acesso a uma educação de qualidade, mas para isto estão sendo investidos mais do que prevê a Constituição Federal”, considerou, acrescentando que o município tem muitos outros serviços a realizar.
Segundo a presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Priscilla Maria Bonini Ribeiro, “estamos vivendo o século do desafio da educação brasileira”. A dirigente chamou a atenção para o fato de que o Plano Nacional da Educação (PNE) traz novas responsabilidades para os municípios, e anunciou que duas semanas após a conclusão das eleições para presidente da república, a entidade apresentará em Brasília uma carta de reivindicações para o setor.
A secretária municipal da Educação, Heloísa do Carmo, disse que o município de Rio Claro passa por um grande momento na educação e se sente privilegiado em sediar um encontro da Undime, entidade que reúne dirigentes educacionais para discutir questões pedagógicas e políticas públicas.
Também estiveram presentes Marialba da Glória Garcia Carneiro, vice-presidente da Undime, e Marcos Melo, diretor presidente da Futuro Eventos.