A prefeitura de Rio Claro participa da campanha de estímulo ao consumo de mel encabeçada pelo Sebrae e pelo Grupo Regional de Apicultores do Centro Paulista. Alunos da rede municipal de ensino vão expor trabalhos no próximo domingo (22), dia do evento Meu Dia Pede Mel, que acontece nas Faculdades Claretianas das 9 às 17 horas.
Cada escola da prefeitura vai selecionar os cinco melhores trabalhos sobre o assunto para serem exibidos na data. As unidades de ensino têm até a próxima quinta-feira (19) para encaminhar a produção dos estudantes à coordenadoria da Secretaria Municipal da Educação.
Para preparar os alunos, os professores receberam informações de coordenadores de ensino que, por sua vez, foram orientados por representantes do Sebrae e do setor de apicultura. Em alguns casos, as próprias escolas são visitadas pelos organizadores da campanha, como a unidade Samira Savoldi, do Jardim Santa Elisa, que recebeu os profissionais na última quinta-feira, 12, em atividade que incluiu exibição de vídeo e palestra.
Meu Dia Pede Mel
O evento nas Faculdades Claretianas vai reunir várias tendas com degustação e comercialização de mel e produtos derivados, demonstração de utensílios utilizados pelos apicultores, comercialização de produtos artesanais, exibição de vídeos, palestras com receitas de mel voltadas a hotéis e restaurantes, mini encontro de negócios e Sebrae Móvel, entre muitas outras atividades.
A feira tem o objetivo de divulgar o mel como alimento natural e fonte de energia. Em âmbito nacional, a campanha reúne a Confederação Brasileira de Mel, Fundação Banco do Brasil e Sebrae e tem a meta de ampliar o consumo de mel em 10% no primeiro ano de atividades, e em 15% no segundo.
Paralelamente à adesão da prefeitura à campanha Meu Dia Pede Mel, através do Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias da Educação, Agricultura, Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Segurança e Educação, a administração municipal também faz trabalho de base para a inclusão do mel na rotina da população. O departamento de Alimentação Escolar pretende adotar o produto no alimento servido aos estudantes a partir do segundo semestre.
“É um trabalho que será feito aos poucos, pois se trata de mudança de hábito alimentar”, explica a diretora do setor, Fátima Rosa Schiavon, informando que testes de degustação já foram iniciados na rede municipal.
O mel na alimentação escolar poderá ser consumido com bolacha, no leite e como ingrediente de bolos, e será adquirido pela Secretaria da Educação a partir de chamada pública direcionada ao setor de agricultura familiar.
Segundo dados do Sebrae, o brasileiro consome 128 gramas de mel por ano. Nos Estados Unidos, o consumo chega a um quilo e meio por pessoa ao ano. Ainda segundo o Sebrae, o Brasil produz 50 mil toneladas de mel anualmente, para o mercado interno e externo.