Identificar problemas ambientais e propor soluções. Esse é o trabalho que alunos da rede pública municipal de ensino de Rio Claro estão realizando como parte da preparação para a Semana Municipal da Água, que acontece no município de 23 a 30 de setembro. Envolvendo todas as 54 unidades escolares da prefeitura, a ação “Compartilhando Desafios” quer engajar alunos, famílias e comunidade no desafio da preservação ao meio ambiente.
Os estudantes estão levantando as principais questões ambientais no entorno da escola em que estudam. Orientados pelos professores, o diagnóstico dos alunos é feito a partir de metodologias diferentes, de acordo com a faixa etária dos estudantes, localidade da escola e materiais e equipamentos disponíveis em cada unidade. Passeios, fotos, discussões em classe, vale todo tipo de iniciativa para determinar as principais demandas da região de cada escola no aspecto ambiental.
Esses levantamentos vão servir de temas para eventos que serão realizados no próximo dia 25 nas escolas municipais. Será o Dia da Ação Verde, com encenações teatrais, plantio de mudas, palestras, coleta de resíduos e muitas outras ações organizadas para chamar a atenção sobre o que os alunos identificaram como sendo as principais questões, e eventuais soluções, envolvendo o meio ambiente nas imediações das unidades de ensino.
“É mais uma oportunidade das crianças e adolescentes olharem com mais atenção para esse tema tão presente em nossas vidas e para que esses estudantes estendam às famílias e amigos essa importante reflexão sobre o assunto”, comenta o coordenador ambiental da Secretaria da Educação, Edson Norberto Andrade.
A Semana da Água de Rio Claro terá ainda uma série de outras atividades, como oficinas, visitas aos ecopontos, orientações e muito mais.
A organização da Semana da Água de Rio Claro é da prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Educação com a participação da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Fundação Municipal de Saúde e Daae. São parceiros da iniciativa e empresa Foz do Brasil, Comdema, Câmara Municipal, Organização Sócio Ambiental Mira Terra, Cooperviva, Consórcio PCJ. O apoio é da Sustentare, Malharia Quetal e Bio-Vida.