A Escola Municipal Dom Pedro I promoveu nos dias 28 e 29 de abril o VI Festival de Dança. Os 540 alunos da escola participaram da atividade, que contou com a presença de pais e familiares, que puderam prestigiar as apresentações das crianças.
“Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais”, comenta Damaris Maristela Lautenschlager Varussa, diretora da escola.
Nesse sentido, a escola desenvolve o trabalho com a música e com a dança, que pode favorecer o desenvolvimento corporal da criança tendo o objetivo de combinar movimento e ritmo adequados à estrutura rítmica da música. Facilitar a socialização e contribuir para o relaxamento muscular e psicológico de cada aluno é um dos fatores que tornam essa prática muito importante. Por meio da dança a criança aprende noções de espaço, sequência, padronização e conscientização do próprio corpo.
A dança é considerada uma forma de expressão que ajuda a explorar seus sentimentos e adquirir maior autoconfiança. “É uma experiência comum que promove a tolerância e apreço pelos outros, além de ser um importante meio de cultura e prazer, pois as crianças percebem essa atividade como uma possibilidade de brincar e não há nada mais grandioso do que aprender brincando”, explica Simone Regina Petrilli Dota, vice-diretora da unidade de ensino.
A Escola Dom Pedro I tem como professora coordenadora Claudia Regina da Silva Concolato Carvalho e possui ainda 27 docentes e 18 funcionários, que juntamente com os pais e a comunidade, ajudam e apóiam os projetos e eventos em benefício dos alunos.